O Google estuda oferecer TV a cabo via internet, da mesma forma que se recebe mensagens do Gmail: por uma conexão de internet. Prenunciando um novo desafio aos provedores estabelecidos de serviços de TV paga, o Google é só um dos diversos gigantes da tecnologia que estão tentando licenciar canais de TV para um serviço de TV paga via internet.

Reuniões recentes entre o Google e grandes empresas de mídia que controlam canais de TV indicam uma nova corrida para vender serviços, semelhantes aos da TV paga, via Internet, o que criaria uma alternativa aos atuais pacotes de TV paga que companhias como a Comcast e a Time Warner Cable fornecem a 100 milhões de domicílios nos Estados Unidos.

A Intel está trabalhando com afinco em um sistema semelhante, e empresas como Sony e Microsoft demonstraram interesse no passado por esse tipo de serviço, conhecido como “over the top” porque os canais seriam transmitidos sobre as conexões existentes de banda larga. No entanto, para o sucesso do serviço seria necessário o apoio dos proprietários de canais de TV e, até o momento, ele vem sendo pequeno.