O que tem a ver a política e a economia com o Rock? Para o servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), músico, advogado e historiador Ugo Monte, essa relação está intimamente ligada com o contexto histórico em seus vários momentos da história.

Apaixonado por rock desde a adolescência, nos anos 80, quando morou em Brasília e viveu a efervescência daquela época, Ugo utilizou-se de sua formação como historiador para mergulhar de cabeça numa pesquisa que durou dois anos e resultou no lançamento de seu primeiro livro: ROCKN ROLL Uma breve história da música que mudou a maneira de ver o mundo.

O livro será lançado em Natal, nesta sexta-feira (2), às 19h, durante sessão de autógrafos na Capitania das Artes, na Avenida Câmara Cascudo, na Cidade Alta.

Ugo percorre a história do rock, dos anos 50 aos dias atuais, em nove capítulos cheios de referências ao contexto histórico e social. É um livro para iniciados e iniciantes sobre o Rock e seu contexto histórico, explica.

Cada capítulo do livro traz, ainda, uma relação de músicas por ano de gravação, uma discografia básica e uma relação de filmes e documentários feitos em cada época ou sobre ela. No final, o livro também traz um glossário de termos roqueiros.

O primeiro capítulo aborda o surgimento do rock nos Estados Unidos, a partir do início dos anos 50, enquanto o segundo capítulo fala dos Beatles e a influência do rock britânico, no início da década de 60.

O rock psicodélico, o movimento Hippie e o movimento estudantil de Maio de 68 são tratados no terceiro capítulo.