Ingrediente típico da culinária nordestina, a carne de caprinos e ovinos aos poucos consegue quebrar as barreiras da resistência no paladar por parte da população. Para estimular ainda mais o consumo e o fortalecimento da atividade na região, o Sebrae no Rio Grande do Norte, por meio do Escritório Regional do Oeste, em Mossoró, promove capacitações junto a restaurantes mossoroenses.

A ideia é estimular o aumento no consumo dos alimentos à base da carne. Os pratos serão apresentados e comercializados durante a edição 2013 da Festa do Bode, que acontece na Capital do Oeste Potiguar entre os dias 8 e 11 de agosto, no Parque de Exposições Armando Buá, na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

“Queremos mostrar à população que a carne de caprinos e ovinos é saborosa, rica, e, dessa forma, estimular para que o consumo se torne um hábito entre as pessoas. Com isso, toda a cadeia produtiva da caprinovinocultura sai fortalecida”, destaca Lecy Gadelha. Além de trabalhar a apresentação do total de 20 pratos que já integram o cardápio dos restaurantes A Gauchinha, Paladar Sertanejo, Casablanca e do Espetinho Ranny’s, as consultorias intensificam a atenção com a manipulação dos alimentos.

Com exceção do Espetinho Ranny’s, os demais restaurantes envolvidos no projeto irão trabalhar um total de cinco pratos diferentes, a exemplo do picadinho e da tradicional buchada de bode, que será apresentada na versão sem linha.

“Nós nos preocupamos muito não só com a apresentação dos pratos, mas também com toda a parte de manipulação da carne e demais ingredientes. O resultado serão pratos que atraiam a atenção dos consumidores e que tenham a garantia de um preparo seguro”, detalha a consultora do Sebrae-RN, Ana Patrícia Ferreira. Cada prato será comercializado no valor de R$ 10,00, durante os dias 8, 9 e 10 de agosto.