O Facebook está atrás das operadoras de celular do Brasil na tentativa de aumentar sua participação no mercado móvel, assim como o acesso geral dos usuários à rede. Em resposta, a Claro anunciou na sexta-feira (2) que todos os seus clientes terão acesso gratuito à rede social pelo celular.

Esse tipo de promoção já tinha acontecido pela operadora durante seis meses em 2012, de acordo com Facebook. Mas o acesso era limitado à versão da rede social para aparelhos que não são smartphones. Estes ainda representam 55% dos aparelhos que acessam a internet, afirma a Claro.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o Facebook vendeu uma cota de mídia para a Claro no início do ano. Gustavo Diament, diretor executivo de marketing da Claro, afirmou que as duas empresas tem desenvolvido produtos juntas, o que inclui essa nova promoção.

Clientes com celular pré-pago terão o acesso ao Facebook gratuito apenas quando houver créditos dentro do período de validade. Já no pós-pago, o acesso não é descontado do pacote de dados do cliente.

A Oi oferece uma promoção semelhante desde maio. Ma o acesso gratuito funciona apenas ao Facebook Messenger (aplicativo específico para bate-papo) em smartphones. A Tim oferece acesso gratuito aos usuários de banda larga pré-paga para desktops. Nextel, Oi e Tim também têm um serviço de SMS, em que o usuário recebe as atualizações dos amigos na rede social por mensagens de texto.