Presidente do diretório do PMDB em Natal, o deputado estadual Hermano Morais afirmou hoje que o deputado estadual Walter Alves, líder do PMDB no Plenário da Assembleia Legislativa, é um “excelente quadro do PMDB”, “preparado” e “tem todas as condições de vir a disputar o governo do Estado”, se for da vontade da legenda. Filho do ministro da Previdência e ex-governador do Estado, o nome do deputado Walter foi lançado pela Juventude do PMDB na semana passada, como candidato a sucessor da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) em 2014.

Segundo o deputado Hermano Morais, “o deputado Walter Alves aparece muito bem cotado quando citado” e “está preparado” e que “chega num momento bom”. “Nós precisamos renovar também a administração com novos métodos e com a coragem necessária para fazer as mudanças necessárias para colocar o RN no rumo do desenvolvimento”, afirmou o peemedebista, em entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94.

 

“A Juventude do PMDB lançou há poucos dias a proposta de uma candidatura própria que eu defendo, inclusive lembrando e apontando o nome do deputado Walter Alves, que eu considero, entre outros quadros bem formados e interessantes do PMDB, um excelente quadro que tem todas as condições de vir a disputar o governo do Estado se essa for a decisão do partido”, disse Hermano Morais.

O nome de Walter Alves aparece como solução para uma corrente do PMDB que defende o afastamento da legenda do governo Rosalba Ciarlini por entender que o partido deve lançar candidato próprio nas eleições do ano que vem. Por esta corrente, o PMDB deveria lançar uma de suas lideranças candidato a governador. Entre os nomes cobrados estão o do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, o do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, e, agora, o do líder peemedebista na Assembleia Legislativa, deputado estadual Walter Alves.

“Há de fato uma cobrança, não só por militantes do PMDB, mas eu diria também dos simpatizantes, daqueles que estão acompanhando o desempenho do atual governo, para que o PMDB volte a disputar o governo do Estado e que possa, com a força que tem no plano estadual e junto ao governo federal, reerguer esse Estado”, confirmou Hermano Morais.

O óbice para que o PMDB venha a lançar candidato próprio a governador, entretanto, está no fato de que Henrique Alves deverá se candidatar à reeleição para a Câmara dos Deputados, onde deverá pleitear mais um mandato como presidente da Câmara dos Deputados. Já o ministro Garibaldi tem dito abertamente que não é sua intenção disputar o governo do Estado novamente. Neste sentido, a candidatura Walter Alves aparece como “solução” para o PMDB.

“O deputado Walter Alves aparece muito bem cotado quando citado e lembrados outros nomes como o do ministro Garibaldi Filho, deputado Henrique, destacando esses três”, disse Hermano. “Mas o deputado Walter Alves, acredito, está preparado e chega em um momento bom. Nós precisamos renovar também a administração com novos métodos e com a coragem necessária para fazer as mudanças necessárias para colocar o RN no rumo do desenvolvimento”, completou o parlamentar.

PREOCUPAÇÃO

Apesar de comentar sobre candidatura, o deputado Hermano afirmou que a prioridade, hoje, para o PMDB, é a situação do Estado. “A preocupação do PMDB hoje está voltada para a situação de dificuldade, para a necessidade de medidas, ideias e projetos que possam recuperar a economia do RN”, afirmou.

Entretanto, ele ressalta que é natural que, em ano pré-eleitoral, setores do partido já discutam, como em todos os partidos, as eleições de 2014. “Nós vivemos em um país onde temos eleições a cada dois anos. Eu até defendo que numa reforma política que demora a acontecer, que nós possamos ter a unificação das eleições e assim não sermos obrigados a cada dois anos ou a cada ano, saindo de uma eleição a outra, já discutir a próxima; nós poderíamos estar gastando nossa energia apenas para o desenvolvimento do Estado e do país”, frisou o parlamentar. (AV)

 

Fonte:  Jornal de Hoje