Ufersa debate fomento à leitura durante Feira do Livro

A Ufersa participa da 9ª edição da Feira do Livro de Mossoró, através do Seminário do Fórum Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (FLEB), que acontecerá nesta sexta-feira, dia 9 de agosto, às 9h, na Sala de Cinema do Mossoró West Shopping.

A professora Ady Canário, titular da Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social (CAADIS), pondera que a formação de leitores é uma tarefa de toda a sociedade, incluído escritores, ilustradores, tradutores, editores, livreiros, gráficos, professores, bibliotecários, agentes de leitura, gestores, produtores, sociedade civil e todos interessados.

“Esse momento será fundamental para a construção da política pública do RN, do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas, pela Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura”, comenta ela. O projeto é encabeçado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.

Uma das iniciativas do Fórum é mobilizar e sensibilizar a sociedade civil para a criação de uma política pública de promoção da leitura no Estado. O FLEB-RN atua em parceria com a Fundação Nacional da Biblioteca Nacional, com o Comitê Pró-Ler e outras instituições sem fins lucrativos sensíveis à problemática do livro, da leitura e da biblioteca no RN.

A Ufersa tem reforçado o seu papel em prol do fomento à leitura. A Campanha de arrecadação de livros realizada em uma parceria entre a Instituição e o Conselho da Comunidade das Execuções Penais de Mossoró, durante o mês de julho, arrecadou quase 4 mil títulos entre livros, revistas e outros exemplares diversos. Todo esse acervo será doado para a construção da biblioteca da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negocio e da Penitenciária Federal.

Fonte: Assessoria