O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, participou nesta segunda-feira (12), em Brasília, da solenidade que marcou os 25 anos da criação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na gestão do então ministro da Administração, Aluizio Alves. Durante a solenidade também foram comemorados os 25 anos da aula inaugural da primeira turma do curso de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, também prestigiou a solenidade.

Ao discursar para uma plateia de gestores públicos, Henrique Alves reforçou o papel dos servidores de carreiras que gerenciam as principais políticas do governo desde a criação da ENAP por Aluizio Alves. “Quero expressar a minha grande alegria e emoção por entre esses homens figurar o nome de meu saudoso pai, Aluízio Alves. Como integrante do primeiro governo democrático no Brasil, depois de longos e difíceis anos de ditadura militar, Aluízio contribuiu, e isso a história me permite dizer, como poucos, para o grande legado advindo do restabelecimento do regime democrático”, ressaltou o presidente da Câmara.

Henrique Alves encerrou seu discurso ressaltando mais uma vez a figura do pai. “Aprendi com meu pai que além de honestidade, amor à coisa pública e dedicação, o verdadeiro homem público deve ter a coragem para mudar o país, mas mudar com a convicção dos que vislumbram na mudança a melhoria de vida de toda a população, principalmente daquele mais necessitado e que clama pela ação do Estado para dar dignidade a sua vida e a vida dos seus e dos nossos filhos”.

Ao final do seu pronunciamento, Henrique recebeu uma placa concedida pela ENAP em reconhecimento à iniciativa de Aluizio Alves criando a Escola Nacional de Administração Pública e o apoio que deu ao seu funcionamento durante todo o período em que dirigiu o Ministério da Administração.