# # 13º Salário dos Aposentados

O Ministério da Previdência Social começa a pagar nesta segunda-feira (26) a antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas. Inicialmente, serão pagos benefícios de até um salário mínimo. Os pagamentos, que injetarão R$ 12,6 bilhões na economia brasileira, se estendem até 6 de setembro. Os segurados que recebem acima do mínimo terão seus benefícios creditados a partir do dia 2 de setembro, acrescentou o Ministério da Previdência Social. Serão contemplados com a antecipação 26.530.647 benefícios em todo o Brasil, levando-se em consideração os benefícios pagos em julho. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. Por lei, os segurados que recebem benefícios Assistenciais (LOAS) não têm direito ao 13º salário, que corresponde a cerca de 4,1 milhão de benefícios.

# # Via Diógenes Dantas

O PMDB sai do governo e sinaliza uma candidatura à sucessão de Rosalba. Quem? Quem? Longe dos microfones, Henrique Eduardo Alves me disse que Garibaldi Filho deve aceitar a candidatura ao governo. “Ele vai aceitar. Quando chegar a hora, ele vai aceitar”, disse o presidente da Câmara. Como? Garibaldi não se cansa de dizer que não será candidato, que não quer, que não vai para o sacrifício, que a vez é de Henrique. Quem fala assim não é gago! Henrique também não quer. Deseja continuar atuando no Planalto e alimentando o sonho de permanecer no comando da Câmara dos Deputados. Entre os nomes da família Alves, surge o de Walter Alves, simpático às bases do PMDB. O problema é que Henrique ainda não está convencido da viabilidade do projeto com Walter e ninguém sabe se Garibaldi vai bancar a candidatura do filho. Pelos comentários que eu tenho escutado nos últimos dias, Walter Alves será poupado desta vez. Por ser jovem e por ter um futuro político promissor pela frente. Em se tratando de governo, o mar não está para peixe nos mares da política. Fica a pergunta: quem será o candidato do PMDB ao governo?

# # Só perdendo…

O Baraúnas continua com sua rotina de perder em casa na Série C e vai se afundando mais a cada rodada. Neste domingo, no Nogueirão, a equipe foi derrotada por 1 a 0 pelo Brasiliense. O gol do time do Brasiliense aconteceu ainda no primeiro tempo, aos 31 minutos, através de Laércio, de cabeça. Com o resultado, o Baraúnas , que soma apenas sete pontos, viu a distância para o primeiro time fora da zona de rebaixamento aumentar para dez pontos. O Brasiliense foi aos 21 pontos e entrou no G4. Na próxima rodada o Tricolor segue atuando em casa e pega o Rio Branco-AC, lanterna do grupo. O jogo acontece no próximo domingo (01).

 

# # Correndo atrás…

Em documento que será postulado nesta segunda no TSE, ex-senadora alega que 90% dos formulários de apoios foram remetidos aos cartórios eleitorais até dia 1º de agosto, o que asseguraria os 15 dias de prazo legal para a certificação das adesões.Segundo o texto, a fundação da sigla representa o ‘anseio de milhares de pessoas descontentes com a atual forma de fazer política’. Ministros do TSE criticam a postura de Marina Silva.

Um mensageiro de Marina Silva questionou o presidente do PDT, Carlos Lupi, sobre a possibilidade de o partido abrigar a candidatura dela ao Planalto, segundo Leonel Rocha, na revista ÉPOCA.O interlocutor externou a preocupação de Marina com a lentidão na criação do Rede Sustentabilidade, partido que tenta montar.Ela teme que o atraso deixe a legenda fora da disputa de 2014.Lupi não disse nem sim nem não. As conversas serão retomadas depois de 15 de setembro.