O município de Apodi, , é uma das referências na criação de tilápias em cativeiro no Rio Grande do Norte inicia uma nova fase para promover melhorias na qualidade da merenda escolar e ao mesmo tempo fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar na cidade. Projeto pioneiro, desenvolvido pelo SEBRAE/RN  em parceria com o poder público local, que prevê a inserção do pescado no cardápio das escolas será ampliado. A ideia, que teve início em 2011 com a adesão de seis escolas, contemplará onze instituições de ensino municipais. Cerca de 3.500 alunos serão beneficiados com a ação.

A ideia é implantar a medida em outros municípios da Região Oeste Potiguar, a exemplo de Severiano Melo, Itaú, Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes e Umarizal. A expansão do projeto, promovido por meio do Setorial de Piscicultura do Sebrae-RN e desenvolvido junto à Secretaria de Educação do município, tem início nos próximos meses.

Além de oferecer uma alimentação mais saudável às crianças atendidas pela rede municipal de ensino na zona rural e área urbana da cidade, o projeto possui um forte viés econômico e social. Todo o pescado utilizado para o preparo de hambúrguer, cachorro quente, canja, sopas, risotos, lingüiças e almôndegas servido às crianças, serão fornecidos pela Associação de Aquicultores de Apodi (AQUAPO), que cria os peixes em gaiolas, na Barragem de Santa Cruz, em Apodi. Mensalmente serão fornecidos cerca de 250 quilos do produto, em forma de filé.

“Tivemos resultados muito positivos ao longo da implantação do projeto, tanto pelo fato de oferecer uma alimentação saudável quanto pelo caráter social e econômico. Isso nos levou a buscar a ampliação junto à prefeitura local e a outros municípios da região”, explica João Hélio Cavalcanti Júnior, diretor Técnico do Sebrae-RN.

De acordo com a coordenadora da carteira de Aquicultura e Pesca do Sebrae Nacional, Newman Costa, ao manter os recursos no município, projeto ataca um dos principais gargalos das pequenas economias. “Este projeto é importantíssimo. Manter os recursos nos próprios municípios é um dos grandes desafios dos pequenos municípios, e, ao beneficiar criadores locais com a compra direta, o projeto está dando um passo importante para o fortalecimento da economia. Além disso, temos o ganho na saúde das crianças. É uma iniciativa louvável”, avalia.

Sabor aprovado

 

Hambúrguer de tilápia integra cardápio da merenda escolar na região Oeste

Mas para que a iniciativa apresente resultados positivos, não basta apenas beneficiar a economia e promover alimentação saudável. É preciso passar pelo teste do paladar dos alunos. No entanto, contestando algumas opiniões dadas antes da degustação, logo nas primeiras porções, o alimento é aprovado. “Pensei que não ia gostar porque é de peixe, mas gostei de tudo, e mais ainda da sopa de legumes com tilápia”, aprova Neyver Alves, estudante que participou da degustação dos alimentos, em Apodi.

O prefeito Flaviano Monteiro destaca a alimentação saudável como um dos diferenciais do projeto. Segundo ele, a escola tem um papel essencial para que os alunos se tornem cidadãos conscientes da importância de uma alimentação saudável. “Com a ampliação do projeto estamos contribuindo ainda mais para que os alunos se alimentem bem e saibam o quanto é importante uma alimentação saudável”, ressalta.

fonte: Assessoria