Ter o próprio negócio está entre os maiores sonhos dos brasileiros. 43,5% da população da feixa etária dos 18 aos 64 anos pretende ser o próprio patrão segundo revelou a última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada pelo Sebrae. O desejo, no entanto, não é indicador de que a empresa tende a prosperar. Ao contrário, é preciso visão e planejamento para dar certo. Para auxiliar quem já tem um negócio e aqueles que pretendem abrir um, o Sebrae no Rio Grande do Norte implementa o ciclo 2013 de Oficinas Sebrae de Empreendedorismo (OSE), que estimula o empreendedorismo e leva o participantes a vivenciar diversas situações que fazem parte do cotidiano de uma empresa, com foco na gestão voltada ao sucesso do negócio.

“A OSE leva o empresário a pensar a empresa sob a ótica do empreendedorismo”, resume a gestora das oficinas no Sebrae-RN, Maézia Teodora Santos. De acordo com a executiva, a meta é chegar a dezembro com um total de 23 oficinas realizadas em todo o Rio Grande do Norte. Até agora, já ocorreram 15, a última foi realizada em Natal ao longo desta semana e encerra nesta sexta-feira (30). A próxima está marcada para acontecer no município de Serra de São Bento.

A 15ª OSE reuniu 279 empreendedores de Natal e região metropolitana, sobretudo de bairros da zona Oeste da cidade. A localidade concentra um alto número de pequenos negócios, principalmente nos setores de comércio e serviço. São pessoas que trabalham por conta própria como sacoleiras, vendedores de doces e salgados, artesãos e feirantes, a maioria residente no bairro da Cidade da Esperança e adjacências.

A iniciativa faz parte das ações do projeto Sebrae 2014, já região está no eixo do estádio Arena das Dunas, que vai sediar os jogos do mundial da FIFA no próximo ano, rodoviária de Natal e na rota do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. “Queríamos capacitar os empreendedores desse bairro comercial com foco também na Copa FIFA 2014”, ressalta Maézia Teodora.

Segundo a gestora, do total de participantes, 100 são formalizados. Os demais atuam na informalidade. Para atender a esse público, a programação da OSE prevê o atendimento no Sebrae Itinerante, que deverá fazer um mutirão para formalizar os empreendedores. Além disso, todos os integrantes da OSE serão atendidos pelo programa Negócio a Negócio.

Fonte: Assessoria