Via Agência Estado

 

A intenção de votos para reeleger a presidente Dilma Rousseff passou de 33,4% em julho para 36,4% em setembro, de acordo com levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), realizada em parceria com a MDA, divulgado nesta terça-feira, 10. Na pesquisa estimulada, que dá quatro opções de possíveis candidatos para os entrevistados, a ex-senadora Marina Silva aparece na segunda posição, com 22,4%, ante 20,7% no mesmo período. O senador Aécio Neves (PSDB) manteve o porcentual de 15,2% das intenções de votos. O desempenho do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), oscilou de 7,4% para 5,2%.

No levantamento feito em junho pela CNT, Dilma aparecia com mais de 50% das intenções de voto. Também houve redução no porcentual de pessoas que responderam que votariam branco ou nulo: de 17,9% para 14,9%. Outros 5,9% não responderam. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 135 municípios de 21 unidades da federação, das cinco regiões, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro.

Já na pesquisa espontânea (quando não são apresentadas as opções ao entrevistado), Dilma também aparece em primeiro, com 16% das intenções de voto. Em seguida, aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 9,7% das intenções. Depois estão Marina, com 5,8%, Aécio (4,7%); Campos (1,6%) e o ex-governador José Serra (PSDB), com 1%. o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, também apareceram nas respostas, ambos com 0,5% das intenções de voto.