# # Empossados

A prefeita Cláudia Regina empossou vinte novos guardas civis, na manhã desta terça-feira, 10, em solenidade no Salão dos Grandes Atos, no Palácio da Resistência. Os guardas municipais empossados reforçarão as atividades desenvolvidas na Base Integrada Cidadã (BIC), instalada no bairro Santo Antônio. Cláudia Regina afirmou que o momento é de grande importância para o município, que começa a reescrever a história da segurança na cidade. “A Prefeitura reafirma o compromisso com os novos guardas e com toda a Mossoró, garantindo o cumprimento de suas obrigações com responsabilidade e planejamento”, declarou. A prefeita reforçou que os novos guardas atuarão na BIC, fortalecendo as ações de segurança pública realizadas no Santo Antônio. “Trabalhando de forma planejada e integrada, estamos devolvendo a comunidade o sentimento de pertencimento e garantindo que a população possa circular sem medo em seu bairro”, disse.

# # Brasil vence Portugal em jogo amistoso

Com direito a porradas dos defensores rivais, virada e golaço de Neymar, a seleção brasileira venceu Portugal, nesta terça-feira, nos Estados Unidos, por 3 a 1. O amistoso teve cara de partida de competição, com rivalidade entre os jogadores e superação dos brasileiros. O jogo começou tenso, com os defensores portugueses irritando os brasileiros. Bruno Alves deu um pisão em Bernard e uma cotovelada em Neymar. Apesar disso, não levou cartão amarelo nos lances. A seleção brasileira iniciou praticamente com a mesma formação da goleada sobre a Austrália. A única diferença foi a ausência de Marcelo, lesionado, que deu lugar a Maxwell. No meio campo, Ramires fazia a função de armador. Com um jogo equilibrado, os dois times tentavam tirar vantagens dos erros do rival. Portugal teve mais sorte no início. Aos 17 minutos, Maicon tentou atrasar uma bola de cabeça para Júlio César e deu um presente para Raul Meireles, que aproveitou o equívoco do lateral e tocou para o gol. O Brasil, aparentemente, não se abalou com o gol e foi para cima dos portugueses. Após uma tentativa de ataque, o time teve um escanteio. Neymar cobrou e Thiago Silva subiu mais que todo mundo e cabeceou com força para dentro do gol.

# # PSB na chapa majoritária

Depois da reunião da presidente estadual do PSB, vice-prefeita Vilma de Faria, com a bancada de deputados estaduais do partido saiu a definição de integrar a chapa majoritária, mas ainda sem o anúncio de qual o cargo a disputar. O discurso oficial é comum entre os deputados que participaram da reunião. Eles defendem um fortalecimento da legenda. Depois do encontro, pessoas ligadas à vice-prefeita garantem que a disposição dela é concorrer ao Governo do Estado ou ao Senado. Embora o PSB potiguar já tenha deflagrado conversas com partidos integrantes da oposição ao Governo Rosalba, como PSD, do vice-governador Robinson Faria; e o PT, da deputada federal Fátima Bezerra, a indefinição do governador de Pernambuco Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, dificulta as negociações. Caso dispute a Presidência da República, a candidatura de Campos vvai criar barreiras aos projetos de aliança do PSB no Rio Grande do Norte. Liderados de Vilma de Faria garantem que essa é uma das preocupações da vice-prefeita. Já que ela teme que Eduardo Campos possa impor um palanque próprio para o PSB no Rio Grande do Norte.

# # O imortal da ABL

Começou pontualmente, às 21h desta terça-feira (10), a cerimônia de posse do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) na cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio. Com 82 anos, o sociólogo e escritor foi eleito na sucessão do acadêmico e jornalista João de Scantimburgo (1915-2013), no dia 27 de junho deste ano, com 34 dos 39 votos. “A ABL funciona como uma tocha olímpica. Ao passar uma cadeira para outro, os membros mostram continuidade. Agradeço o convite e a honra de me sentar nessa cadeira. Não foram poucas as vezes que participei de momentos cheios de significados”, disse Fernando Henrique, em discurso. Ainda em seu discurso, o ex-presidente mencionou as manifestações que começaram no Brasil em junho deste ano. “Cabe a todos nós, políticos, artistas, escritores, cientistas ou, simplesmente, cidadãos que prezam a liberdade, passarmos da escuta à ação. Eu fui presidente da república e eu não queria que confundissem minha posição política e meu status de presidente com a minha qualidade de intelectual”, afirmou.

# # Um novo partido o PROS

A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou ontem (10), a favor da criação do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), fundado no dia 4 de janeiro de 2010. O julgamento foi suspenso por um pedido de vista da ministra Luciana Lóssio. De acordo com o site do partido na internet, a legenda teve origem em Planaltina de Goiás (GO), região do entorno do Distrito Federal. A principal proposta é a redução de impostos. No pedido de registro feito ao TSE, o partido informou ter cumprido todas as exigências da Justiça Eleitoral, como o número de assinaturas mínimas de apoiadores em nove estados. O PROS pediu ao tribunal que a legenda seja identificada com o número 90. O partido conseguiu reunir mais de 515 mil assinaturas. Se o registro for aprovado, o Brasil terá 31 partidos registrados no TSE.

# # Fim da greve

Aos poucos, o serviço público vai se normalizando no Rio Grande do Norte com o fim das greves que vinham paralisando o Estado. Nesta quarta-feira (12) mais uma categoria profissional volta ao trabalho. Os policiais civis retornam às atividades, depois que o Tribunal de Justiça determinou ao trabalho de ao menos 70% da categoria. O fim da paralisação foi definida em assembleia, ontem à noite. A normalização do serviço público é um alívio para a governadora Rosalba Ciarlini.

# # Vacine seu bichinho…

O próximo sábado (14), será o Dia “D”de maior mobilização da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2013. A vacina é indicada para animais a partir dos três meses de idade, não tem contra indicação e é gratuita.

# # O Brasil pode ficar de fora da F1

Com o anúncio desta terça-feira de Felipe Massa de que ele não irá continuar na Ferrari em 2014, o Brasil corre o risco de não ter pilotos na categoria pela primeira vez desde 1969. Além do próprio paulista, Felipe Nasr, hoje na GP2, é quem procura uma vaga, mas a situação não é das mais fáceis. A Ferrari deve confirmar nos próximos dias a contratação de Kimi Raikkonen, que retornaria à equipe quatro anos após ter sido demitido. Imediatamente, a vaga que ele estaria deixando na Lotus se tornaria a melhor entre as que ficariam abertas no mercado de pilotos. Para os dois brasileiros seria um sonho. Para Massa, seria a chance de correr por uma equipe que tem um bom carro, briga por pódios e às vezes até por vitórias, sem a sombra de um primeiro piloto como Fernando Alonso. Para Nasr, uma chance de entrar na F1 podendo mostrar resultados logo de cara e com estrutura para ele se desenvolver. Só que o cenário não é dos melhores. Massa não teve bons desempenhos nas últimas temporadas que justifiquem sua contratação por uma equipe que tenta se tornar grande, como a Lotus. Além disso, o chefe do time já disse publicamente, que na falta de Kimi Raikkonen, gostaria de contar com o alemão Nico Hulkenberg, que já fez bons trabalhos por Williams, Force India e agora Sauber.