Ainda não se sabe qual, mas o deputado estadual Ricardo Motta deverá fazer opção por outra legenda que não o Partido Progressista, agora sob o comando de Betinho Rosado – que sequer filiou-se à sigla ainda, mas é verdade.Ricardo definiu que não vai brigar pelo PP, mas fazer nova filiação partidária. E está fazendo articulações neste sentido.

Um dos problemas, entretanto, é que apenas três deputados do grupo de Ricardo têm o aval da Justiça para escolher um novo partido sem o risco de perderem o mandato.

No caso, o próprio Ricardo e os deputados Raimundo Fernandes (ex-PMN) e Kelps Lima (ex-PR). A questão é saber como ficará o vereador Rafael Motta (PP), ainda presidente da legenda. É que, para deixar o PP, Rafael precisa de justa causa. Se não, poderá perder o mandato.

A solução poderá ser ir para um desses novos partidos criados recentemente. Por se tratar de partidos novos, não haveria risco de ser prejudicado, conforme prevê a legislação vigente.

 Ricardo Motta e seu grupo buscarão partidos aliados com a presidente Dilma Rousseff que poderá ser o Pros  recém-criado.