# # Auto da Liberdade 2013

Com proposta diferenciada, o Auto da Liberdade 2013 foi encenado nos bairros da cidade, dividido em quatro grandes atos que retratam a história de luta e pioneirismo de Mossoró. As pessoas que não tiveram oportunidade de assistir ao espetáculo nos bairros poderão vê-lo neste domingo, 29, na Avenida Rio Branco. O secretário da Cultura, Gustavo Rosado, informa que os quatro atos serão apresentados a partir das 19h, no Largo Francisco Heronildes da Silva, local onde acontecem os aulões de ginástica. “De lá, faremos um deslocamento por vários equipamentos da Avenida Rio Branco, concluindo na Estação das Artes”, disse. Neste ano, o Auto da Liberdade ganhou um novo formato e invadiu as ruas dos bairros Abolição IV, Belo Horizonte, Nova Vida e Independência, com o intuito de aproximar cada vez mais a população da arte. As apresentações foram iniciadas na segunda, 23, e concluídas na quinta, 26.

# # Esvaziem as gavetas: reforma ministerial é daqui a 90 dias

Duas coisas a Dilma detesta, necessariamente nesta ordem: o “Coisa-ruim” e vazamento de conversas suas com ministros. Ela já dissolveu o conselho político só por isso. Só que, desta vez, ela não vai ficar com raiva. E, se ficar, não vai poder punir o vazador. Ela não deve ficar com raiva porque a notícia servirá de alerta aos que estão pensando diferentemente do que a sua decisão. E, segundo, a confidência foi feita em, pelo menos, duas conversas distintas com distintos ministros, no sentido de pessoas diferentes, obviamente, e, assim, ela jamais saberá quem cometeu a indiscrição. O meu excesso de zelo tem explicação: a presidente já decidiu que não vai esperar, como a maioria dos seus auxiliares deseja, o prazo de desincompatibilização para mandar embora os ministros candidatos. Não; daqui a, no máximo, 90 dias, todos serão obrigados a deixar seus cargos. Aos de olho nas vagas, saibam que assumirão os secretários-executivos.

# # Esperando…

Em volta de Marina Silva, há uma divergência sobre o que fazer se a Rede não vingar. Seu marido e os auxiliares mais próximos acham que Marina não deve filiar-se a partido algum para a disputa de 2014, para reafirmar que é diferente dos outros políticos. Reforçaria, assim, o discurso da Rede para 2016. Já os políticos que a cercam, Walter Feldman, Heloisa Helena, principalmente, querem que Marina entre num partido e se lance candidata a presidente. (Veja)

# # A decisão de José Serra

A próxima semana é decisiva para o futuro político do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). Será a última oportunidade para o tucano trocar o PSDB pelo PPS, onde teria a garantia de entrar na briga pela Presidência da República, já que o senador Aécio Neves (MG) é o provável escolhido do seu atual partido para disputar o cargo. O histórico de Serra mostra que ele costuma tomar decisões importantes em cima da hora. Mas, dessa vez, não há muita margem para protelação: o tucano precisa estar filiado à nova sigla em 5 de outubro, exatamente um ano antes do primeiro turno das eleições de 2014. O eventual ingresso no PPS, que já se mostrou receptivo à filiação do ex-governador, seria imediato. Mas o processo de desfiliação do PSDB levaria, pelo prazo legal, até dois dias. Isso obriga o tucano a acelerar sua tomada de decisão se quiser disputar a Presidência pela terceira vez.