Presidente do TRT-RN instala o PJe nas Varas do Trabalho de Natal nesta terça (1)

 

Mais celeridade para os processos trabalhistas. É com esse objetivo que o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador José Rêgo Júnior, instala às 10h desta terça-feira (1), o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as Varas do Trabalho de Natal.Além da implantação do PJe, o desembargador José Rêgo Júnior vai instalar a 11ª Vara do Trabalho de Natal, que funcionará totalmente pelo PJe.

Para isso, todos os servidores já receberam treinamento dos técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal. A juíza Lygia Maria de Godoy Batista Cavalcanti será a titular da 11ª VT de Natal.

Para o presidente do TRT-RN, “onde foi implantado, o Processo Judicial Eletrônico trouxe grandes benefícios. Um exemplo disso se vê com a automação do sistema de distribuição de processos e designação de audiências, que tem produzido um ganho final de tempo de cerca de 70% na tramitação do processo”.

Um dos resultados práticos mais perceptíveis do PJe é “a eliminação de todo o trabalho manual feito hoje pelos servidores das Varas, como a numeração de folhas, carimbos e outros atos meramente burocráticos, que são considerados tempo inútil para a atividade principal da justiça, que é o julgamento dos processos em um menor espaço de tempo possível”, observa Rêgo Júnior.

 

Ao reduzir a burocracia que envolve a tramitação de processos em papel físico, o PJe vai gerar economia significativa para o Poder Público.

“Vamos deixar de gastar com a compra de papel e insumos, como cartuchos de tinta para impressoras, presilhas e elásticos para os processos, além de outros itens. No final, a economia será de milhões de reais”, calcula o presidente.

Com o PJe, os servidores também serão melhor distribuídos dentro das Varas para trabalhar diretamente na atividade fim da Justiça do Trabalho, que é a de julgar os processos o mais rápido possível, espera José Rêgo Júnior.

Os 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país já operam com o Processo judicial Eletrônico, mas em níveis diferentes.No TRT potiguar, o PJe foi instalado, no ano passado, na 2ª instância e nas Varas do Trabalho de Goianinha e de Mossoró e agora, estará presente nas onze Varas de Natal.

Fonte: Assessoria