Lançamento do Mossoró Empreendedora

A criação de um ambiente favorável à consolidação de empreendimentos já existentes e geração de novos negócios está promovendo mudanças e fortalecendo economias de pequenos e médios municípios do Rio Grande do Norte. É o caso de Mossoró, que fica a 280 quilômetros de Natal, que lançou na sexta-feira (27) o Programa Mossoró Empreendedora, desenvolvido por meio de parceria entre o SEBRAE/RNe a prefeitura. O projeto deverá atender mais de 2 mil empreendedores em um ano, estimulando o empreendedorismo local.  As ações do programa começam nesta terça-feira (1), com visitas a empreendedores rurais que atuam em atividades ligadas à caprinovinocultura, apicultura, cajucultura e agricultores familiares integrantes da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). De acordo com o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, o formato do programa, com ações que beneficiam o desenvolvimento do empreendedorismo, credencia o Mossoró Empreendedora para se transformar numa referência para outros municípios brasileiros.

“Estamos muito felizes com a parceria, que na verdade já acontece por meio de diversas outras ações. Criar um ambiente favorável aos negócios só traz benefícios para a economia, e acredito que este projeto modelo poderá se tornar referência, pela dimensão das ações previstas”, destaca.

Dividido em dois projetos – o Prosperar e o Campo Produtivo – o Mossoró Empreendedora beneficiará empreendimentos rurais e urbanos inseridos em diversos setores da economia local, com a formalização de 1.500 negócios, oferta de orientações técnicas de gestão e inovação, além do acompanhamento empresarial.

A prefeita de Mossoró, Cláudia Regina Freire, chama a atenção para a abrangência das ações como diferencial do programa. Segundo ela, o Mossoró Empreendedora garante o fortalecimento da economia, por meio da inserção de micro e pequenos negócios na zona rural e urbana.
“Temos que agradecer pela parceria do Sebrae, pois sem isso, não teríamos condições de estarmos lançando este programa tão importante, que fortalece a nossa economia ao inserir também os pequenos negócios espalhados em 135 comunidades rurais de nossa cidade”, enfatiza. O Programa Mossoró Empreendedora prevê um investimento na ordem de R$ 1,3 milhão.