O tema meio ambiente é o destaque da programação do Espaço Empreendedor do Sebrae no Rio grande do Norte na 51ª Festa do Boi neste domingo (13). Serão oferecidas palestras e clínicas tecnológicas gratuitas com essa temática, abrindo a programação técnica. A meta da Instituição é capacitar cerca de 600 pessoas durante oito dias. Até o dia 19, serão abordados diversos temas ligados ao empreendedorismo no meio rural. A Festa do Boi foi aberta oficialmente neste sábado (12).  A cada dia, será enfocado um dos sete segmentos trabalhados pelo espaço na Festa do Boi, comendo como meio ambiente. As palestras começam ainda no período da manhã, das 10h às 12h, com a conferência ‘Práticas Agroecológicas de Convivência com as Secas’, ministrada pelo consultor credenciado Fernando Viana, seguida da palestra ‘Manejo Florestal como Oportunidade de Negócio para Produtores Rurais’, cujo palestrante é Adailton José Epaminondas de Carvalho.

À tarde (das 14h às 16h), as palestras abordam o manejo da mata ciliar e, novamente, ações de convivência com as secas. Estão previstas ainda clínicas tecnológicas sobre licenciamento ambiental relacionado às atividades do agronegócio e manejo racional do solo. As clínicas utilizam metodologias práticas e participativas que facilitam o entendimento do assunto.


No Espaço Empreendedor, que funciona até às 22h, as propostas de associar negócios com sustentabilidade estão apresentadas no cenário voltado ao tema meio ambiente. Uma das atrações do local é um totem que fornece informações e conteúdos sobre sustentabilidade para empresários e, principalmente, para quem pretende empreender. Após um breve cadastro, o usuário poderá obter dados sobre casos de sucesso, ideias de negócios e cartilhas elaboradas pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade. Todo o material pesquisado pode ser enviado pode ser enviado diretamente para o e-mail do interessado.

“É um sistema indicado para quem tem um projeto de negócio e quer implementar ou mesmo aqueles que já possuem uma empresa e que está despertando para ações sustentáveis”, explica a analista da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae, Michelli Trigueiro, responsável pela concepção do sistema.

Fonte: Assessoria