PSB quer atrair PDT, PPS, PV e Solidariedade para alcançar quatro minutos de TV para Eduardo Campos

 

Com aval do governador Eduardo Campos (PSB), um grupo do PSB tem procurado quatro partidos para negociar o apoio ao socialista em 2014. O PSB acredita que pode atrair PDT, PPS, PV e Solidariedade para o projeto presidencial do governador pernambucano. Com o arco de forças, Campos teria algo em torno de quatro minutos e meio no guia eleitoral de rádio e televisão, o que o permitiria apresentar as propostas, apresentar a gestão em Pernambuco e se tornar conhecido do eleitorado nacional. “Com quatro dá para fazer um bom programa”, afirmou uma fonte do núcleo do PSB . Outro socialista ligado ao Palácio cravou cinco minutos como o ideal do governador.

Das quatro legendas, duas (PV e PPS) têm proximidade com a ex-senadora Marina Silva, filiada ao PSB há duas semanas. Em 2010, o PV abrigou Marina na disputa dela pela Presidêmcia da República, quando ela teve 19,6 milhões de votos. Em Pernambuco, os dois principais articuladores da Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora viu barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de ingressar no ninho socialista, estão filiados ao PV: o secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, e o ex-deputado estadual Roberto Leandro.

 

Já o PPS, presidido nacionalmente por Roberto Freire, ofereceu a própria legenda a Marina para ela lançar-se candidata ao Planalto na reta final da fase de filiações, quando ela já havia perdido a criação da Rede no TSE. Publicamente, a ex-senadora já demonstrou que há interesse do grupo formado por PSB e Rede em atrair o PPS para a bancada.

No caso de PDT e Solidariedade, o que pode pesar é o desejo de construir uma terceira via às candidaturas do PT e PSDB. No final do mês, a Direção Nacional do PDT deve reunir as bancadas do Congresso e lideranças do partido para decidir se permanece no governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A expectativa é que eles deixem o Ministério do Trabalho. Já o recém-criado Solidariedade, presidido pelo deputado Paulinho da Força deve assumir postura independente do Governo Federal e tem Eduardo como opção de candidatura.

Fonte: Blog do Jamildo