As inovações e tecnologias para otimizar a criação de abelhas e aumentar a produção de mel no Rio Grande do Norte serão o destaque da programação do Espaço Empreendedor do Sebrae na 51ª Festa do Boi, que acontece no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. As capacitações oferecidas no local terão foco nessa temática e começam pela manhã, a partir das 10h.

A palestra inicial será sobre alimentação para abelhas. O consultor Armando Ferreira da Silva vai repassar dicas de como elaborar uma dieta alimentar para abelhas à base de proteína. A suplementação artificial das colmeias não é novidade e já vem sendo aplicada em 11 municípios cujos apicultores são atendidos pelo projeto setorial do SEBRAE/RN. O trabalho consiste em alimentar as abelhas com uma mistura produzida à base de açúcar, água e vitaminas. Na palestra, o consultor vai tratar de uma dieta rica em proteínas e apresentará os benefícios dessa suplementação no aumento da produção de mel.

As boas práticas aplicadas à atividade apícola também ganham espaço na programação. Os controles básicos para a gestão de um empreendimento apícola são alvos da palestra do consultor Kallyo Hallyson Moura. Já Dejair Messege vai palestrar sobre a sanidade apícola e a legislação aplicada às casas de mel e os entrepostos, enquanto o Robson Souza Raad vai ensinar aos participantes as principais técnicas de manejo da produção de mel.

A exploração de produtos apícolas no estado, além do mel, só está sendo possível devido às capacitações promovidas pelo Sebrae, através do projeto setorial de Apicultura, que já qualificou mais de 6 mil pessoas para atuar na cadeia produtiva da apicultura e na obtenção de novos produtos com valor agregado. O encerramento será com a reunião do grupo gestor da apicultura do estado.