A retirada de seu nome para disputar o governo do estado pelo PT, levada ao conhecimento da imprensa pelo deputado estadual Fernando Mineiro e o relato de parte da conversa que teve com o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, juntamente com a deputada federal Fátima Bezerra e o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, onde diz claramente que “fomos informados sobre os andamentos da aliança com o PMDB local, onde este partido indicará o candidato a governo conforme, inclusive, foi noticiado recentemente pela imprensa nacional”, e que “as decisões apontam no sentido de se reproduzir no Rio Grande do Norte o mesmo arco de alianças que apoia a presidenta Dilma, cuja reeleição é nossa prioridade absoluta”, leva ao que já venho dizendo há tempos, ou seja, que o PMDB fará sim aliança com o PT no Rio Grande do Norte. Não tem como ser diferente.

 

O que se discute agora é o nome que os peemedebistas lançarão para disputar o governo do estado, porque o PT já tem no nome da deputada Fátima Bezerra a sua candidata ao Senado. Volto a bater na mesma tecla; acho que o senador-ministro Garibaldi Alves é o nome do PMDB. Aqui e acolá especula-se outros nomes como o do ex-governador Geraldo Melo e o do ex-senador Fernando Bezerra. É possível até ser Fernando Bezerra, desde que Vilma não seja candidata ao governo pelo PSB. Do contrário, o PMDB terá que apresentar um candidato com capital eleitoral capaz de derrotá-la nas urnas e este nome é o de Garibaldi.

 

O presidente da Câmara e estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves, já pensando num eventual confronto entre Garibaldi e Vilma, tenta acomodar a socialista numa chapa proporcional com uma candidatura dela para deputada federal. Também é possível. Daí os Alves virem empurrando com a barriga o nome do PMDB que disputará o governo do estado nas eleições do próximo ano. Como presidente da legenda, Henrique quer ganhar tempo para acomodar, se possível, o maior número de políticos num guarda-chuva na chapa proporcional. Neste contexto sobra o vice-governador, o eterno candidato a governador, Robinson Faria, que já disse que com acordão ou sem acordão ele será sim candidato.

Fato é que a aliança PMDB e PT está bem encaminhada e, certamente, a presidenta Dilma Rousseff, candidata a reeleição, espera ter em seu palanque no Rio Grande do Norte, o seu auxiliar, ministro da Previdência Garibaldi Alves, candidato a governador, e a deputada Fátima Bezerra candidata ao Senado. E, claro, Eduardo Campos, provável candidato do PSB à sucessão presidencial espera também ter em seu palanque no estado a vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria, candidata ao governo. Por Henrique, isso não ocorrerá, mas se ocorrer, Garibaldi é o candidato ao governo. A conferir!

Fonte: Blog do Barbosa