# #  2º a EMPARN deve ocorrer mais chuvas…

De acordo com a Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e conforme a análise das condições do tempo, está atuando sobre a região Nordeste brasileira um Vórtice Ciclônico de Ar Superior. Segundo Gilmar Bristot, Gerente de Meteorologia, esse sistema induz a formação de instabilidades sobre a região desde que esteja numa posição favorável. Devido à presença de uma frente fria sobre a região Sudeste, associado com a boa condição de umidade proveniente da região amazônica, o Vórtice Ciclônico de Ar Superior que se formou na última sexta-feira (01/11), tem favorecido a formação de boas chuvas no interior do Nordeste. As previsões é que esse sistema continue atuando até a próxima quarta-feira (6), causando ocorrência de chuvas, principalmente no interior do Estado. A previsão é de chuva para as próximas 24 horas, com possibilidade de ter ocorrências tanto no interior como no litoral. A Gerência de Meteorologia alerta que, como esse sistema meteorológico produz nuvens do tipo Cumulus Nimbus, poderemos ter descargas elétricas e trovoadas em regiões de relevo acentuado (serras, vales e chapadas). A Gerência de Meteorologia da EMPARN alerta que, como esse sistema meteorológico produz nuvens do tipo Cumulus Nimbus, poderemos ter descargas elétricas e trovoadas em regiões de relevo acentuado (serras, vales e chapadas).

# #  Rádios AM devem migrar para faixa FM

O Dia do Radialista, comemorado no dia 7 de novembro, terá este ano um sabor especial. Nessa data, a presidente Dilma Rousseff vai receber donos de rádios no Palácio do Planalto para assinar o decreto que permite às emissoras AM migrar para a faixa FM, atendendo a uma demanda antiga do setor. A mudança, que será opcional, tem por objetivo dar um novo fôlego às rádios AM, prejudicadas com o aumento de ruídos e muitas interferências em suas transmissões. Enquanto isso, as rádios FM, que desde os anos 80 sempre tiveram maior aceitação entre os públicos mais jovens, passaram a ganhar mais espaço. Mesmo sem o grande alcance das AM, as FM apresentam sinais mais limpos e também podem ser sintonizadas por dispositivos móveis.

# # Campanha dos Correios

Com o tema “É você quem tira esses sonhos do papel” a Campanha Papai Noel dos Correios chega em 2013 a sua 24ª edição. O lançamento regional será no dia 5 de novembro, às 9h30, no auditório do Ministério da Agricultura, ao lado do edifício-sede dos Correios, no bairro da Ribeira, em Natal/RN. Além das cartinhas da comunidade, vindas de todo o Rio Grande do Norte, a campanha atende alunos da rede pública de ensino. Em 2013, escolas das cidades de Assú, Caicó, Macau, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz somam-se às selecionadas pelas secretarias de educação em Natal e Região Metropolitana, Mossoró, Currais Novos e Parelhas. Este ano, mais de 60 instituições públicas de ensino, todas situadas em áreas carentes, estão sendo contempladas pelo projeto. O principal objetivo da campanha é responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas em situação de vulnerabilidade social. O projeto, nascido da iniciativa solidária de trabalhadores e trabalhadoras da ECT, hoje é abraçado por toda a sociedade.

# # Mais rapidez

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte(Cosern) vai expandir as áreas de implantação da nova conta de energia com emissão imediata após a leitura.Na prática, o novo sistema consegue que a coleta, processamento e impressão dos dados de consumo aconteçam numa só visita à casa do cliente. Para fazer o reconhecimento do consumo, os leituristas utilizam uma espécie de palm. A tecnologia pode funcionar em modo instantâneo ou sem sinal, a depender das condições de comunicação no local. A adoção do novo procedimento está acontecendo simultaneamente na Celpe e demais distribuidoras do Grupo Neoenergia – Coelba (BA) e Cosern (RN). Foram investidos R$ 61 milhões na compra de equipamentos, capacitação dos profissionais envolvidos e implantação de todo o sistema nas três empresas. Ao fim do processo de implementação do novo faturamento, mais de 9 milhões de clientes nos três estados passarão a contar com a emissão da fatura logo após a leitura.