O mês de novembro começou com uma grande mudança no tempo sobre o Nordeste. Ao contrário dos dias secos, ensolarados e muito quentes, o céu se encheu de nuvens, a chuva caiu forte em vários locais e ocorreram até trovões e raios em áreas que não costumam ter estes fenômenos nesta época do ano. Foi o que ocorreu na região de Maceió, capital de Alagoas e sobre o Ceará. Historicamente, o mês de novembro é mês de seca no Ceará e na maioria das áreas do Estado, a média de chuva não supera 20 mm. Situação parecida ocorre também sobre o Rio Grande do Norte, a Paraíba, o Pernambuco

Este vórtice deve se afastar da costa do Nordeste a durante a terça-feira, o que vai fazer diminuir a nebulosidade e a chuva sobre a Região. Embora tenha até chovido forte no domingo, a chuva não foi generalizada e nem suficiente para reverter o quadro de seca do Nordeste. Normalmente, a chuva só começa a voltar frequente em janeiro.

A formação de áreas de instabilidade sobre o Nordeste do Brasil gerou nuvens bastante carregadas em parte da Região. Essas instabilidades estão associadas ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), circulação de ventos que giram no sentido horário em níveis altos da atmosfera e característica comum do verão brasileiro.

Nesta segunda-feira (4), houve chuva em todas as regiões do estado e, de acordo com os meteorologistas, é provável que ocorram novas precipitações durante todo o dia e até a quarta-feira (6). As temperaturas, no entanto, seguem altas.

Em Mossoró, na região Oeste do estado, estão previstas chuvas durante todo o dia, com poucas precipitações a na terça-feira (5). A temperatura varia entre 35ºC e 22ºC durante a semana. Em Caicó, no Seridó potiguar, o cenário é parecido, com as chuvas cessando somente na quarta-feira. A temperatura vai variar entre 37ºC e 22ºC até sexta-feira (8). No Alto Oeste potiguar, as chuvas também seguirão durante todo o dia e há a previsão de poucas precipitações na noite de amanhã. A temperatura varia entre 38ºC e 25ºC.

Informações: Climatempo/Tribuna do Norte