O jornal El Pais, um dos maiores da Espanha, destacou, neste domingo (17/11), o silêncio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula quanto à prisão dos condenados no processo do mensalão.

“Um silêncio com simbolismo democrático”, diz o jornal, destacando a dificuldade que deve ter sido, tanto para Lula quanto para Dilma, manter-se calados quando veem ser presos “pessos emblemáticas, como José Dirceu”.

 El Pais lembra que Dirceu ajudou Lula a fundar o Partido dos Trabalhadores, e que ocupava a chefia da Casa Civil, para onde foi Dilma após seu afastamento, por conta dos escândalos do mensalão. Recorda, ainda, que outro dos presos, José Genoíno, era o presidente do PT quando a investigação teve início.

A estratégia do silêncio, segundo o El País, foi decidida em reunião de duas horas da qual participaram Dilma Rousseff, Lula, o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, o da Educação, Aloizio Mercadante, e o presidente do PT, Rui Falcão, além do diretor-presidene do Instituto Lula, Paulo Okamoto.

“Dilma Rousseff nem sequer tocou no assunto em sua conta no Twitter”, ressalta a publicação espanhola.