O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, se encontra nesta segunda-feira (18) com o presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Liu Jieyi. A reunião é o último compromisso de Henrique Alves em Nova York, onde participa da Audiência Parlamentar Anual das Nações Unidas – evento paralelo da 68ª Assembleia Geral da ONU.

O evento discute o papel dos parlamentos na definição e implementação da agenda de desenvolvimento da entidade pós-2015, quando se encerra o prazo final para o cumprimento das metas estabelecidas em setembro de 2000 na Cúpula do Milênio.

Na sexta-feira (15), o presidente da Câmara e a delegação parlamentar que o acompanha se reuniram com o embaixador brasileiro na ONU, Antônio Patriota, que detalhou  aos parlamentares o debate sobre segurança cibernética que o Brasil lidera na 68ª Assembleia Geral da ONU. Também foi discutido na reunião os temas da Audiência Parlamentar Anual das Nações Unidas – desenvolvimento sustentável e os objetivos para o mundo após 2015.

 

Patriota também fez um relatório da participação do Brasil nas missões de paz da ONU e afirmou que essas ações constituem uma forte credencial para a aspiração do Brasil em participar do Conselho de Segurança da entidade.

Na quinta-feira (14), a reunião entre o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e o secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Jan Eliasson, foi focada nos temas de segurança cibernética, desenvolvimento sustentável e o papel do Brasil nas missões de paz coordenadas pela ONU.

Além de Henrique Eduardo Alves, integram a comitiva o segundo vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Faria (PSD-RN); o primeiro secretário da Câmara, deputado Márcio Bittar (PSDB-AC); os líderes do PP, deputado Eduardo da Fonte (PE), e do PDT, deputado André Figueiredo (CE); e os deputados Danilo Forte (PMDB-CE) e Esperidião Amin (PP-SC).

Fonte: Assessoria