A Black Friday é uma megapromoção realizada no comércio norte americano, que prevê grandes descontos, e que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, após o Dia de Ação de Graças.

Como todo brasileiro gosta de poupar, também aderimos aos megadescontos, que teve início primeiramente na internet, porém, hoje algumas lojas físicas também participam do evento.

Diferente do que ocorre na “sexta negra” norte americana, nas edições anteriores, realizadas no Brasil, os órgãos de defesa do consumidor registraram algumas irregularidades como a maquiagem de preços. Para evitar aborrecimentos, o diretor do Reclame RN, Araken Farias, traz dicas para realizar boas compras.

Evite as compras feitas por impulso.

– Faça uma lista do que realmente precisa. Lembre-se que a black friday não é a única oportunidade de compras com preços mais baixos, tem o saldão de fim de ano e a famosa queima de estoques no início do próximo ano. Caso os produtos a ser comprados não façam parte da lista de presentes de Natal, vale a pena esperar e se programar melhor para adquirir aquele produto tão desejado. Dessa forma, o décimo terceiro salário pode ser poupado, usado para quitar alguma dívida ou ainda, reservado  para os compromissos típicos do mês de janeiro como matrícula e material escolar, IPTU e IPVA.

Pesquise

– Antes do dia D, pesquise os preços dos produtos que deseja adquirir. Não se esqueça de tomar nota dos valores para poder ter certeza que os descontos divulgados foram realmente aplicados e, portanto, que não houve maquiagem dos mesmos.

Compre com segurança

– Verifique se a loja na qual vai ser feita a compra possui alguma reclamação nos Órgãos de Defesa do Consumidor.

– Procure no site o campo de identificação da loja (CNPJ, razão social, telefone e outros contatos além do e-mail).

– Fuja dos sites em que são aceitos como forma de pagamento, apenas, o boleto bancário e/ou depósito em conta.

– Fique atento para a política de privacidade da loja virtual. É através dela que a empresa divulga informações como os compromissos assumidos quanto ao armazenamento e manipulação dos dados recebidos.

– Mantenha atualizados os programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) do seu computador.

– Nunca realize transações online em dispositivos de uso público, como lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes podem estar desprotegidos contra as ameaças virtuais.

– Vale a pena guardar todos os documentos da oferta, do pedido e da confirmação da compra (anúncios, comprovante de pagamento, contrato e etc.).

Fonte: Assessoria