Já são mais de 4 mil registros nessa categoria jurídica, que engloba os negócios com faturamento de até R$ 60 mil por ano. Na cidade, comércio é o setor que mais concentra MEI

O município de Mossoró registra, em 2013, um aumento de 29,3% no número de formalizações na figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI). Os dados têm como base o intervalo entre os dias 1º de janeiro a 15 de dezembro de 2012, quando foram registrados 3.396 novos negócios e o mesmo período de 2013, que contempla um total de 4.392 registros. Diversas atividades contribuem para o desempenho positivo do empreendedorismo mossoroense. No entanto, empreendimentos ligados ao comércio de artigos do vestuário aparecem em primeiro lugar entre os dez principais setores que contribuem para os indicadores.

De acordo com dados do Escritório Regional do Sebrae no Oeste, as demais atividades presentes no ranking são cabeleireiros, comércio de alimentos, minimercados, produtos de perfumaria e higiene pessoal, comércio de cosméticos, além de material de construção. “A cada ano vemos aumentar a quantidade de autônomos que deixam a informalidade, e isso é muito importante para o empreendedorismo e para a economia como um todo”, destaca a analista do Escritório Regional do Oeste, Marcione Fernandes.

Informações atualizadas indicam que Mossoró conta com um 4.356 empreendedores formalizados como MEI. A conquista de um CNPJ e os benefícios previdenciários estão entre os principais atrativos que fazem com que um maior número de autônomos se formalize como Micro Empreendedor Individual.