A curva de produção de ostras no litoral potiguar deve retomar o crescimento depois de anos de declínio. A partir de janeiro, o Projeto Aquinordeste, implementado pelo SEBRAE/RN, vai incentivar o cultivo do molusco entre grupos produtores. As ações vão promover o melhoramento genético de espécies popularmente conhecidas por ostras de mangue e estimular a produção de sementes de ostras. A ideia é distribuí-las entre produtores nos estados do Nordeste que integram o projeto. A escassez de sementes é apontada como principal causa na redução da oferta de ostra no mercado e abandono do cultivo por parte dos aquicultores. A meta é gerar 18 mil sementes até junho de 2014. No ano seguinte, o volume deve atingir 150 mil.

O foco do Aquinordeste, estruturado pelo SEBRAE, é desenvolver e aumentar a produtividade do pescado na região Nordeste, com tecnologias que favoreçam o meio ambiente. Desde julho, o projeto está sendo desenvolvido de forma articulada e integrada em vários estados da região com vocação para aquicultura. No Rio Grande do Norte, o alvo é a otimização da produção de tilápias de tanques e, principalmente, de ostras.

Experiência piloto

As ações para fortalecer a cadeia produtiva da ostreicultura no estado não são recentes e datam do início de 2011. No Canto do Amaro, em Guamaré (localizado a 176 quilômetros de Natal, no Litoral Norte do estado), a beleza natural da praia se junta à instalação de alta tecnologia de aerogeradores, ao lado dos quais são pesquisadas as melhores condições para o cultivo das ostras. Com tamanho padronizado, cor e sabor uniformes, serão excelente produto de exportação. Uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a prefeitura de Guamaré resultou em uma experiência piloto para apoiar a criação sementes de ostra em cativeiro e definir parâmetros técnicos e econômicos para a ostreicultura local.

Inicialmente, nos três viveiros instalados, há cerca de 100 mil ostras em crescimento, com mortalidade de 20%. A região foi escolhida em função do sol forte, alta salinidade e vastos manguezais com maré rica em microrganismos e partículas orgânicas. Todos esses atributos fazem do município de Guamaré o lugar propício ao desenvolvimento dessa atividade.