A Bovespa se despede de 2013 nesta segunda-feira, 30, em tendência alta, mas o resultado do ano decepciona. Em dia de agenda fraca, não há motivos para que a Bolsa mude o placar de quase 15% de perdas acumuladas ao longo do ano. Entre outros motivos, a crise na OGX e de outras empresas do grupo X, de Eike Batista, pressionou o Ibovespa – índice de referência do mercado – para baixo.

Entre as grandes bolsas do mundo, somente a do Peru, que cai mais de 20%, teve um resultado pior. Nesta terça-feira, 31, o pregão de ações, mercado futuro e dólar não funcionará, ou seja, a Bolsa tem apenas algumas hroas para reverter a qeuda, o qeu dificilmente ocorrerá.

Apesar do mal desempenho no ano, no dia o desempenho é positivo. Às 15 horas, o Ibvoespa avançava 0,91%, aos 51.734 pontos. A Petrobrás ajudava no desempenho, subindo 1,42%. Nos EUA, a Nasdaq cai 0,10%.

“Os negócios locais devem acompanhar Nova York”, previu um operador, não descartando que terminem o dia no “zero a zero”. “A liquidez deve ser reduzida e os indicadores previstos para o dia, nos EUA, só movimentarão o mercado se vierem muito distorcidos em relação às expectativas”, acrescentou.