Grupo articula protestos simultâneos contra a Copa em pelo menos 33 cidades

O Anonymous Brasil, que ganhou destaque no país nas manifestações de junho do ano passado, se articula nas redes sociais para uma nova onda de protestos no país.

Tendo como alvo a Copa, que será disputada de junho a julho, a mobilização é denominada “Operação Copa do Mundo” e prevê atos em pelo menos 33 cidades no dia 25 de janeiro.

Até a noite deste domingo, o único protesto previsto no Rio Grande do Sul está marcado para as 17h do dia 25, em Porto Alegre, com concentração em frente à prefeitura. No Facebook, mais de 500 pessoas já haviam confirmado participação no ato.

 

Na internet, os idealizadores justificam a ação como forma de “lutar pelos interesses do povo e de qualquer pessoa que deseje um mundo mais justo e melhor para todos”. Há até modelos de panfletos para quem tiver interesse em divulgar o ato nas ruas e nas redes sociais.

Um texto publicado pelos organizadores faz várias críticas ao Brasil. Dentre elas, cita que o turista poderá ser “surpreendido por assaltos com armas de fogo” e que os meios de transporte público não serão suficientes para atender os estrangeiros, visto que já são, segundo o grupo, insuficientes para a demanda diária dos brasileiros.

Ainda há menções à saúde pública precária e ao excesso de impostos. Por fim, há um comparativo dos gastos feitos pelo governo nas obras da Copa em relação ao de países como África do Sul (2010) e Alemanha (2006), que sediaram edições anteriores do Mundial. “Obras superfaturadas, atrasos que geram gastos adicionais para aceleração dos projetos na reta final, ineficiência, incompetência, corrupção e impunidade. O Brasil precisa mudar, e não é no futebol”, destaca o texto.

 

Fonte: Zero Hora