Com o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado lotado, o prefeito Francisco José Júnior e a secretária municipal da Educação, Ieda Maria Chaves, fizeram, na noite desta quarta-feira, 22, a abertura do ano letivo da rede municipal de ensino. Na oportunidade, o Professor Mestre Nélio Spréa da Universidade Federal do Paraná proferiu a palestra “Da sola do pé ao pé da letra”, para mais de 500 professores presentes, que também deu início a Semana Pedagógica 2014.

Durante a solenidade o prefeito anunciou o aumento de 8,32% no salário dos professores, e destacou em seu discurso a valorização do servidor e a importância da qualidade do ensino municipal “fico muito feliz em ver o desempenho dos índices educacionais do município, e isso se dá por causa da valorização dos professores”, frisou. O prefeito ainda firmou o compromisso em continuar respeitando o Plano de Cargos e Carreiras dos professores e incentivando a formação continuada.

A secretária Ieda Chaves, parabenizou os professores pela conquista e enfatizou que o momento agora é de manter o foco nos resultados dos índices educacionais “fico muito orgulhosa em divulgar que o índice de alfabetização cresceu de 67% para 83%, precisamos manter esse ritmo e continuar alcançando os melhores índices educacionais, transformando cada vez mais a nossa educação de qualidade”, destacou.

 

 

A Semana Pedagógica tem continuidade até a próxima sexta-feira, dia 24, onde serão realizadas palestras e reuniões de planejamento para o ano letivo, em cada uma das Unidades Educacionais.

O início das aulas será no próximo dia 27, com mais de 22 mil alunos matriculados. A rede municipal de ensino é composta por 99 unidades educacionais, ofertando educação básica, sendo 61 escolas do ensino fundamental (32 localizadas na zona urbana e 29 na zona rural); 38 Unidades de Educação Infantil (36 localizadas na zona urbana e 2 na zona rural.

A secretária da Educação, professora Ieda Chaves enfatizou a sensibilidade do município em colocar o reajuste salarial no início do ano letivo “é o primeiro ano que os professores iniciarão as aulas com o aumento no salário, temos que ser gratos também com a sensibilidade do poder legislativo em aprovar a lei complementar do aumento”, finaliza.

Os professores receberam a notícia do aumento com muita alegria e satisfação, a professora do município Cíntia Frota falou da importância do momento “fiquei muito surpresa e feliz em receber essa notícia do aumento, é uma vitória para nossa categoria ter esse reconhecimento”.

Fonte: Assessoria