Governo autoriza instalação do poço do campus de Pau dos Ferros

O secretário de Recursos Hídricos do Estado, Leonardo Rego, autorizou a ida de uma comissão da empresa GM para verificar as condições de instalação do poço do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), de Pau dos Ferros, que já foi perfurado e passou por limpeza e teste de vazão. A equipe responsável tentará resolver o grave problema de abastecimento na Universidade.
Com o agravamento da seca, o fornecimento do produto está comprometido em toda a cidade, trazendo preocupação para o campus da UERN. A instituição precisa de água para garantir o funcionamento das aulas.
O açude que abastece a cidade está com apenas 5,6% da capacidade que é de 54 milhões de metros cúbicos. Além do nível do reservatório está baixo, a qualidade do produto está comprometida.
Depois de quatro tentativas, a Secretaria de Recursos Hidricos conseguiu perfurar um poço que irá servir à comunidade acadêmica. Para assegurar o funcionamento do equipamento, o Reitor Pedro Fernandes e o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Leonardo Rego, se reuniram nesta sexta-feira, 24, com o coordenador do Campus Avançado de Pau dos Ferros, Gilton Sampaio.
A determinação é que todos os esforços sejam feitos para assegurar água de qualidade aos alunos, professores e funcionários. A Prefeitura Municipal também está se somando a essa força-tarefa. Enquanto o poço não começar a produzir, o município irá abastecer o campus com um caminhão-pipa, por semana.
O secretário Leonardo Rego assegurou que a UERN está entre as prioridades do governo na adoção de medidas de enfrentamento à seca e como medida emergencial, o funcionamento do poço. O reitor Pedro Fernandes também reafirmou a disposição da gestão de procurar soluções para os problemas enfrentados em Pau dos Ferros e nos outros campi por causa da estiagem.
Participaram da reunião o pró-reitor de Administração, Iata Anderson Fernandes; a chefe de Gabinete, Fátima Raquel Rosado, chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Vicente de Paula e Carlos Rodrigues, da Comissão de Defesa Civil do Município.
Adutoras- O secretário Leonardo Rego disse acreditar que dentro de 60 dias, a adutora de engate rápido que irá evitar o colapso dágua em Pau dos Ferros entrará em funcionamento. Ele também informou que 99% da obra da Adutora do Alto Oeste foram executados. “ A adutora está pronta”, afirmou, acrescentando que faltam apenas detalhes de automação. O subsistema de Santa Cruz também está com 96% da obra concluída.
O governo e a Prefeitura também vão perfurar dezenas de poços, nos bairros e zona rural de Pau dos Ferros, principalmente, onde não houver condições de ligações com as adutoras.
Fonte: Assessoria