UERN busca solução junto ao Governo do Estado para Falta d’água

O problema de abastecimento de água no Campus  Avançado de Patu (CaP) está próximo de ser solucionado. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) do Governo do Estado deverá perfurar em breve um poço no Campus, com vazão de 500 a 1.000 litros/hora. Os estudos para a perfuração do poço já foram iniciados e no final do mês de janeiro, um geólogo foi enviado ao local com o objetivo de definir onde o poço será instalado.
O diretor do Campus, Prof. Josenir Calixta, tem se empenhado em buscar uma solução para o problema. Ele afirmou que a falta d’água atinge o município de Patu como um todo. “O Campus existe desde a década de 1980 e sempre sofreu com problemas de abastecimento de água, que atinge todo o município. Atualmente, o Campus está recebendo quatro carros-pipas por semana, o que não é suficiente para as nossas necessidades. Estamos aguardando a perfuração do poço”, afirmou o diretor do CaP.
Para minimizar o problema, o Reitor da instituição, Prof. Dr. Pedro Fernandes, tem buscado uma solução junto ao Governo do Estado. Segundo ele, a instituição tem mantido diálogo com a Secretaria de Recursos Hídricos e com a CAERN. “Temos buscado o diálogo para resolver este problema. O Secretário Leonardo Rego nos atendeu prontamente e já iniciou os estudos para sua perfuração. Enquanto a solução definitiva não chega, o diretor da CAERN, Yuri Tasso, está disponibilizando um carro-pipa por semana para ajudar no abastecimento”, explicou o Reitor, que relembrou que a atual gestão da UERN tem uma atenção especial pelos  campi. “Iniciamos a administração itinerante pelo Campus de Caicó. Em Patu, conseguimos resolver o problema da energia elétrica junto à Cosern e estamos buscando solução para o problema de abastecimento de água. Através do diálogo com todas as unidades, estamos conseguindo soluções para os problemas da nossa universidade”, afirmou Pedro Fernandes.