O feriado de carnaval começou mais cedo para deputados e senadores. Na Câmara, as atividades foram encerradas logo pela manhã dessa quarta-feira por falta de quórum. O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), remarcou para 11 de março a apreciação de requerimento para enviar uma comissão de deputados à Holanda para acompanhar investigações que citam a Petrobras em um esquema de pagamento de propina. A medida recebeu o apoio do chamado “blocão”, formado por oito partidos, sendo sete da base aliada, para pressionar o governo.

O Ano Legislativo começou há menos de um mês, mas os parlamentares já estão de folga. Às vésperas do feriado Carnaval, os corredores do Congresso começaram a se esvaziar já na quarta-feira, dia tradicional de votação nos plenários e comissões. Nesta quinta, apenas onze deputados – de um total de 513 – compareceram ao plenário, enquanto no Senado apenas uma comissão movimenta a Casa.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já anunciou que de junho a outubro a Casa só trabalhará por cinco semanas. Na Câmara, no plenário estará em obras em agosto e setembro. Prenúncio de que, no ano da Copa do Mundo e de eleições, o Congresso brasileiro baterá todos os recordes de inércia e improdutividade.