Projeto avalia andamento em cidades com estiagem

O cenário de escassez de água e falta de chuvas prejudicou a bacia leiteira do Rio Grande do Norte. Na região do Alto Oeste do estado, bovinocultores ainda enfrentam dificuldades em e vêem a produção de leite declinar. Para constatar a situação, a equipe técnica do projeto Balde Cheio, desenvolvido pelo SEBRAE/RN, BNB e prefeituras, visitou produtores de Pau dos Ferros nesta quarta-feira (26). O intuito foi avaliar o andamento do projeto frente à estiagem. Desenvolvido há três anos, o projeto beneficia mais de 200 criadores de gado em diversas cidades potiguares.

Os gestores do projeto, junto com a superintendência do Banco do Nordeste e produtores rurais, verificaram as propriedades de produção leiteira para acompanhar o desenvolvimento do projeto. O momento enfrentado pelos produtores é de dificuldade em função da falta de água, que reduz a oferta de alimento para o rebanho. O reservatório da cidade de Pau dos Ferros está com o nível abaixo do limite. O município chega a vender 15,2 mil litros de leite por mês, gerando uma receita para a cidade de R$ 21,3 mil. Em Pau dos Ferros, participam do programa 15 produtores leiteiros, dos quais 13 estão ativos.

O secretário de Desenvolvimento Rural de Pau dos Ferros, Luiz Antônio Rêgo, acompanhou a comitiva. “Os benefícios trazidos pelo programa influenciaram tanto os produtores quanto a cidade como um todo. Os produtores foram contemplados com melhorias e aumento de produção, enquanto a população com a entrega de um leite saboroso e bem cuidado.”

As consultorias do Balde Cheio são voltadas para a gestão da produção. Os técnicos avaliam todo o contexto de solo e do animal, e, a partir daí, indicam soluções personalizadas para as propriedades. De acordo com o zootecnista Thiago Palmeira, que é coordenador local do projeto, os produtores estão sendo aconselhados a permaneceram apenas com as matrizes produtoras de leite para evitar despesas e gastos. “Repassamos conhecimento para que o produtor saiba administrar sua propriedade e lidar com a alimentação do animal. Assim, ele aprenderá produzir leite e também a lidar com o tratamento do solo para que a base de alimentação do animal não seja só ração. As propriedades do leite aumentam de acordo com a alimentação do animal”, ressalta.