A região Agreste do Rio Grande do Norte ganhará o seu primeiro Distrito Industrial no dia 14 de março. Nesta data, a Prefeitura Municipal de Monte Alegre inaugurará um espaço próprio para instalação de indústrias. A área de 200 mil metros quadrados está instalada a dois quilômetros do centro montealegrense, na estrada que liga a cidade a Lagoa Salgada.

“Essa é uma obra que será o grande divisor de águas para o desenvolvimento da nossa cidade de Monte Alegre”, anuncia o prefeito, Severino Rodrigues. Ele chamou atenção que a expectativa é gerar 4 mil empregos diretos dentro de 36 meses. “Logo na abertura do distrito vamos gerar, inicialmente, 2 mil empregos diretos, com as empresas que já entregaram documentação para a prefeitura”, destacou o prefeito.

Neste primeiro momento, 20 empresas entraram com pedido de  instalação de empreendimentos no Distrito Industrial. As empresas que já manifestaram intresse em se instalarem no local atuam no segmento de serviço, empacotamentos, indústria  e empresas de distribuição.

A prefeitura irá construir galpões  destinados a facções que queiram se instalar em regime de comodato.

O Distrito Industrial de Monte Alegre traz diversas peculiaridades que o tornam com um grande potencial para abrigar empreendimentos de grande porte. O tamanho dos lotes variará de acordo com o número de empregos gerados.  As empresas que se instalarem no local receberão incentivos fiscais com redução da carga de ISS (Imposto Sobre Serviço) . Quanto maior o número de empregos maior o percentual de desconto. Outro diferencial é o desconto de 70% no pagamento do ICMS estabelecido pelo PROAD. Enquanto distritos industriais de Macaíba e Parnamirim oferecem redução de 60% Monte Alegre irá oferecer um percentual maior por está mais distante da capital.

Além disso, as empresas que aderirem ao Distrito Industrial montealegrense terão vantagens no momento em que forem buscar financiamentos no mercado local. Como a cidade faz parte do semi-árido, os empréstimos são realizados com uma taxa de juros mais baixa, do que as praticadas no mercado.

O acesso ao Distrito Industrial também foi garantido, já que no dia da inauguração, a governadora Rosalba Ciarlini assinará a ordem de serviço para a obra de construção dos acessos.

Fonte: Assessoria