A Facene Mossoró colocou o Bloco da Saúde nas ruas nesse carnaval. Nessa manhã de quinta-feira (27), a professora Amélia Rezende, coordenou um grupo de alunas voluntárias do curso de Enfermagem da Facene Mossoró, para realizar um pit stop da saúde na Unidade Básica de Saúde Francisco Marques da Silva no bairro Alameda dos Cajueiros.

A ação foi elaborada com o intuito de esclarecer sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis, que tendem a aumentar nesse período de carnaval. Camisinhas foram distribuídas para a população, para prevenir enfermidades como as hepatites e sífilis. Os servidores da UBS Francisco Marques da Silva uniram forças com a Facene Mossoró, e saíram pelas ruas com panfletos contendo informações sobre o uso da camisinha.

A taxa de AIDS caiu nos últimos dez anos, de acordo com um relatório da Unaids, organização mundial que atua na prevenção e esclarecimentos sobre a doença, e a ação da Facene Mossoró, é uma forma “de chamar atenção da população que o controle e a prevenção depende de cada um”, relata a professora Amélia Rezende. Para a aluna voluntária, Izamara Luana, estudante do 4° período de Enfermagem, “a ação foi elaborada de uma forma alegre, com o uso do carro de som, fantasias e marchinhas de frevo para remeter ao clima carnavalesco, e deixar o lembrete que curtir com segurança é a melhor forma”.