Equipe Baja apresenta terceiro protótipo para competições

 

A equipe do projeto Baja da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa lançou na tarde desta quarta-feira, dia 26, o terceiro protótipo de carro Baja que será utilizado nas competições do gênero. O modelo irá se juntar a outros 88 carros de euipes de todo o Brasil que participarão, em março, da vigésima edição da competição nacional de SAE Baja, em São Paulo.

O primeiro modelo de carro elaborado pela Ufersa foi em 2012 e, de lá para cá, cada nova edição é aprimorada a fim de render melhor desempenho nas disputas. Este último modelo, por exemplo, possui um novo modelo de CVT, responsável pela transmissão na caixa de macha, que renderá melhor aproveitamento do motor.

De acordo com professor Natanael Takeo Yamamoto, coordenador do projeto, o investimento na nova tecnologia fará carro ter respostas mais rápidas. O protótipo também está mais leve com a montagem de material de aço e alumínio. “A quase totalidade do veículo é montado na Ufersa”, garante o professor.

 

O novo transporte deverá custar entre 45 a 50 mil reais e é financiado com patrocínio do setor privado, além de recursos de edital. “Estamos preparados para a competição nacional. Somos uma equipe jovem e mesmo assim obtivemos bom resultado nas disputas regionais e, agora com os problemas sanados, chegaremos mais seguros em São Paulo”, comenta o coordenador.

O reitor José de Arimatea de Matos participou da apresentação do carro, ao lado do vice-reitor, professor Francisco Odolberto e do pró-reitor de Graduação, professor Augusto Carlos Pavão. “Ficamos felizes porque iniciativas como essas nos dão sempre bons resultados, tanto nas competições como também no mercado profissional. No ano passado, um aluno nosso foi convidado para integrar a equipe de trabalho de uma grande montadora de veículo”, relembrou o reitor José de Arimatea.

A equipe Baja da Ufersa é composta por 26 alunos integrantes e outros 6 estagiários. Desse total, oito são bolsistas de Extensão pela Ufersa. Os estudantes são oriundos dos cursos de graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT), Engenharia de Energia e Engenharia Mecânica.

Fonte: Assessoria