O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (2), em Brasília, os prefeitos de Caicó, Roberto Germano; Lajes, Benes Leocádio; e de Fernando Pedroza, Daniel Pereira. Os prefeitos discutiram com o deputado a liberação de recursos para projetos e ações nas três cidades.

 Roberto Germano reforçou o apelo dos caminhoneiros de Caicó que estão há quatro meses sem receber o pagamento pelo transporte de água para as comunidades rurais. Durante a reunião, Henrique Alves falou com o ministro da Integração Nacional, Fernando Teixeira, cobrando uma posição da Defesa Civil Nacional sobre o pagamento do frete dos carros-pipa.

Na próxima sexta-feira (4), o presidente da Câmara dos Deputados vai ao município seridoense participar de evento sobre a seca promovido pela OAB local. Ele também visitará obras de abastecimento na zona rural realizadas pelo município com o apoio do deputado e do governo federal.

Em Lajes, na região Central, o prefeito Benes Leocádio pretende completar o saneamento básico da cidade com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).  Faltam R$ 11 milhões para que 100% da zona urbana sejam contemplados com esgotamento sanitário. Atualmente, 75% da cidade contam com saneamento.

O prefeito, que também preside a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), pediu o apoio do presidente da Câmara dos Deputados para liberação de recursos extras do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no valor de R$ 70 milhões, para as prefeituras potiguares.

Já o prefeito de Fernando Pedroza, Daniel Pereira, luta pela transformação do Pico do Cabugi em monumento natural. A formação geológica, entre Fernando Pedroza e Angicos, se transformada em monumento, deverá ser administrada em parceria firmada pelas duas prefeituras. Uma das propostas para o local é a instalação de um teleférico a exemplo de projetos, já em andamento, nas cidades de Martins e Santa Cruz.