Leonardo Nogueira pede Delegacia da Mulher para Apodi e Samu para Alexandria

 

Esta semana, na Assembleia Legislativa, o deputado Leonardo Nogueira solicitou a instalação de uma Delegacia da Mulher, em Apodi, e de uma base descentralizada do Samu, em Alexandria. O parlamentar solicitou ainda a reforma e ampliação da Escola Estadual Dinarte Mariz, também em Alexandria, região do Alto Oeste potiguar.

A solicitação para instalação da Delegacia da Mulher no Município de Apodi, na Região Oeste do estado, foi feita ao secretário de Segurança Pública, General Eliéser Girão Monteiro Filho, sob a justificativa de ser uma antiga reivindicação da população do município, que sofrem com números crescentes de casos de violência contra a mulher. Fato comprovado em recente pesquisa que mostra o Rio Grande do Norte com médias acima daquelas aferidas em nível nacional, nos casos de homicídios contra a mulher.

O Rio Grande do Norte se encontra em 15º lugar na estatística de homicídios contra a mulher, segundo recente pesquisa realizada pelo IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. Mulheres jovens, vítimas de ex-companheiros enciumados e de crimes sexuais são as principais vítimas.

“Na Cidade de Apodi esta situação se agrava, especialmente os casos de crimes sexuais em jovens na faixa etária de 12 a 21 anos, sendo esta forma de abuso a mais frequente na Região. Portanto, a necessidade da instalação de uma delegacia da mulher naquele município se reveste de grande importância, sobretudo para fortalecer o combate à violência contra a mulher, produzindo de imediato um efeito catalizador de inibir estas práticas hediondas”, justificou Dr. Leonardo.

Saúde

Para requerer a instalação de uma base do Samu em Alexandria, o deputado enviou requerimento ao secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca, alegando que a unidade atenderá uma região importante do Rio Grande do Norte. “Por sua localização estratégica a base descentralizada do SAMU em Alexandria irá atender importantes municípios da Região do Alto Oeste, especialmente aqueles que margeiam a divisa com a Paraíba”, justificou.

Desde 2011, o SAMU RN passou de 42% para 77% de cobertura populacional. A meta da SESAP, segundo o site do Governo do Estado, que o serviço chegue a 85% dos potiguares até o fim de 2014. Ao todo, são 25 bases descentralizadas no Estado, abrangendo aproximadamente 60 municípios do Rio Grande do Norte.

“Nesse sentido, ampliar este importante serviço para região do Alto Oeste significa aumentar consideravelmente a cobertura populacional almejada pelo órgão de saúde pública do Estado e, por conseguinte, satisfazer a população de vários municípios do Rio Grande do Norte que esperam contar com este serviço ainda este ano”, reforçou Dr. Leonardo.

Fonte: Assessoria