Gustavo Carvalho defende centro de pesquisas agropecuárias para Apodi

 

Objetivando a manutenção e recuperação do emprego no campo, além do fortalecimento desse setor estratégico que é a produção alimentar, o deputado Gustavo Carvalho (PROS) propôs nesta terça-feira (22) que o governo do Estado inste junto ao Ministério da Agricultura a instalação de um centro de pesquisa da Embapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no município de Apodi.

Segundo o deputado, milhares de agricultores familiares do Rio Grande do Norte padecem com a falta de assistência técnica, além do limitado acesso ao crédito, à tecnologia e ao conhecimento teórico. “A implantação de um centro de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), na Chapada do Apodi, exercerá um papel fundamental na disseminação de conhecimento e técnicas adaptadas ao sistema da agricultura familiar”, afirma.

Destacando também que cerca de 70% dos alimentos básicos que chegam à mesa dos brasileiros são produzidos pela agricultura familiar, Gustavo Carvalho ressalta que, com o centro da Embrapa, o pequeno agricultor vai ter acesso à espécies já pesquisadas pela Empresa que são “mais resistentes às diversas situações climáticas, a pragas e doenças, e que precisam de menos insumos nas lavouras”.

Peixamento

Ainda na sessão desta terça-feira, Gustavo Carvalho solicitou ao secretário da Agricultura, José Teixeira, que sejam disponibilizados alevinos de tilápia para peixamento de açudes públicos e comunitários do município de Almino Afonso.

A solicitação busca contribuir com a melhoria da alimentação da população carente e aumentar oportunidades de emprego e renda do município. Sem contar, diz Gustavo, que a tilápia é um tipo de peixe de grande valor nutritivo e bastante saboroso.

Fonte: Assessoria