Plano de ações prevê estímulo ao turismo na região serrana

Dezesseis municípios do Alto Oeste do Rio Grande do Norte iniciam neste ano uma nova fase do aproveitamento das potencialidades turísticas da região. Constituído, principalmente, por belezas naturais, artesanato e ricos aspectos culturais, os destinos, inseridos no chamado Polo Serrano, contará com ações do Sebrae no Rio Grande do Norte para alavancar o turismo local. O plano de ação, construído durante oficina realizada nesta terça-feira (29), em Pau dos Ferros, será adotado até 2016. Entre as prioridades está a qualificação dos equipamentos turísticos.

O trabalho será realizado em parceria com a iniciativa privada, que durante a oficina Gestão Estratégica Orientada para Resultados no Setorial de Turismo do Polo Serrano, esteve representada por empresários do setor hoteleiro, bares, restaurantes, agências de viagens, receptivos.

Para a gestora projeto setorial de Turismo do Sebrae-RN, Marília Aranha, as ações têm como foco principal promover melhorias na prestação dos serviços ofertados pelos equipamentos turísticos, fomentando o segmento e a economia dos municípios beneficiados. “Estamos empenhados em desenvolver ações que efetivamente levem desenvolvimento ao Polo Serrano, uma região rica e com elevado potencial para a exploração do turismo como fonte de renda e crescimento econômico dos municípios envolvidos”, pontua.

A expectativa é de que ainda no primeiro semestre deste ano aconteçam as primeiras intervenções previstas no plano para o setor. Entre elas, capacitações na área de gestão, consultorias turísticas e medidas via Programa SebraeTec, junto aos equipamentos turísticos do Polo Serrano. Destaque para o trabalho de consultoria voltada para a qualificação de mão de obra.

Além de Pau dos Ferros, integram o Polo Serrano os municípios de Alexandria, Antônio Martins, Campo Grande, Caraúbas, Doutor Severiano, Felipe Guerra, Lucrecia, Luis Gomes, Major Sales, Martins, Patu, Portalegre, São Miguel, Venha Ver e Viçosa.