Por serem de origem europeia, as festas juninas apresentam vários elementos que não são da cultura brasileira, mas que com o passar dos anos tornaram-se fundamentais.

Ao assistirmos uma dança de quadrilha podemos perceber quantas palavras desconhecidas são ditas pelos puxadores. Anarriê, alavantur, tour, dentre outras, que são de origem francesa, parecida com as festas da aristocracia que abria os bailes mais requintados da época.

Como eram festas realizadas pelas cortes, as mulheres usavam seus vestidos mais bonitos e rodados, motivo pelo qual se originou os vestidos das quadrilhas, feitos em tecidos de chita, bem coloridos.

As culturas Greco-romanas e dos celtas também deixaram suas marcas, pois praticavam cerimônias em volta de fogueiras, a fim de agradecer aos deuses pelas boas colheitas.A festa popular mais conhecida no Brasil é o carnaval, porém as festas juninas não perdem seu lugar, estando entre as principais festas do país.

O Nordeste é a região que mais valoriza as festas juninas, onde acontecem vários concursos para se eleger a quadrilha mais alegre e bonita do Brasil. Campina Grande (PB), Caruaru(PE) e Mossoró (RN) são os 3 maiores eventos juninos do país.

Tudo começa com o PINGO DA MEI DIA ! Este ano o Mossoró Cidade Junina 2014 completa 18 anos . Todo mundo já se preparando , coloque seu traje caipira para participar da festona que terá em cima do trio e a  animação fica por conta das bandas: Saia Rodada, Forró dos Plays, Municipal Santos, Dayvid Almeida, Renata Falcão e André Luví. Esta edição promete ser uma das mais animadas.

 A cidade da Liberdade em festa…   MOSSORÓ TE ESPERA EM JUNHO !!!