• As taxas de juros voltaram a subir em abril, segundo a pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Os juros médios cobrados da pessoa física, medidos a partir dos valores cobrados em seis linhas de crédito, aumentaram 0,1 ponto percentual em abril, na comparação com março, ficando em 5,96% ao mês. Nos primeiros quatro meses do ano, a média dos juros para pessoa física subiu 2,26 pontos percentuais. O maior reajuste foi na taxa do cartão de crédito, que subiu 0,44 ponto percentual no último mês, chegando a 10,52% ao mês e 232,12% ao ano. O empréstimo pessoal teve aumento de 0,06 ponto percentual em abril, na comparação com março, e ficou com taxa de 3,4% ao mês – 49,36% ao ano.
  • O Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó, recebe neste final de semana a 41ª Exposição Agropecuária do Seridó, uma das mais tradicionais do estado. O evento, que terá início nesta sexta-feira (16) e encerramento no domingo (18), é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), da Ancoc, Anorc e Prefeitura de Caicó. O evento com início às 19h30 com a presença da governadora do estado, Rosalba Ciarlini, e terá como inovação, pela primeira vez em cidades do interior do RN, a exposição regional de caprinos da raça Boer. Todos os órgãos vinculados a SAPE participarão da Exposição. A Emater realizará, assim como em anos anteriores, oficinas e mostras de produtos adquiridos pelo Programa Compra Direta. A Emparn participará do Leilão Seridó Terra do Leite, que acontece no sábado (19 ) a partir das 18h. Em conjunto com criadores convidados, a empresa disponibilizará cerca de 40 lotes de animais de alta genética, entre tourinhos e matrizes das raças Gir, Guzerá, Pardo Suíça, Sindi e mestiços.
  • O presidente nacional do Democratas, senador José Agripino (RN), participa nesta sexta-feira (16) em São Paulo de grande encontro com prefeitos, vereadores e lideranças regionais da legenda. O evento reunirá representantes de todos os diretórios municipais do DEM paulista para debater uma agenda política visando às eleições de outubro. Também serão debatidos no encontro a elaboração de um calendário de ações interestaduais para a divulgação das principais bandeiras ideológicas do partido como a redução da carga tributária, a ampliação de investimentos na indústria nacional e uma máquina pública federal “mais enxuta” com a redução do número de ministérios. Agripino acredita que nesse momento é importante mostrar à sociedade brasileira o que a legenda considera prioridade em uma agenda positiva para o país. “Em ano de eleição presidencial, é fundamental que a sociedade saiba com clareza o que o nosso partido julga prioridade para o crescimento do país”, ressaltou o líder democrata.
  • O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, disse nesta quinta-feira (15) que o Brasil vai passar “vergonha” na Copa do Mundo por causa da série de obras inacabadas. Nardes afirmou que “boa parte das cidades” da Copa não vão conseguir receber bem os torcedores. Em seu discurso, o ministro chegou a declarar que Cuiabá “parece uma praça de guerra” em virtude da série de obras inconclusas na capital do Mato Grosso às vésperas da abertura do Mundial. “Claro que temos ainda algumas situações de constrangimento e atrasos… estamos vigilantes para que não passemos [nos Jogos Olímpicos de 2016] uma vergonha como infelizmente vamos passar na Copa do Mundo em algumas cidades que não estão preparadas para receber os cidadãos“, afirmou o ministro, ao participar do lançamento do portal “Fiscaliza Rio 2016″. O site reunirá dados coletados pelos três tribunais de contas: município, Estado e União. A iniciativa é dar mais transparência sobre os gastos dos recursos públicos com os Jogos Olímpicos.
  • O destino do PSDC da vereadora Eleika Bezerra, um dos nomes sonhados para vice pelo pré-candidato do PSD, Robinson Faria pode ser o mesmo do PMN do deputado-pastor Antônio Jácome. É que o presidente estadual do PSDC, advogado Joanilson de Paula Rego é o primeiro suplente da coligação PSDC/PMN. Caso o hoje vereador Jacó Jácome consiga chegar a Assembleia Legislativa, Joanilson assume a cadeira de titular na Câmara Municipal do Natal. Joanilson teve 2.080 votos e não conseguiu se eleger por apenas 130 sufrágios. A vereadora Eleika Bezerra (PSDC) teve 2.210 votos.
  • O futuro do PCdoB será a coligação que mais interessar na chapa proporcional. O PCdoB tem chances de aglutinar na chapa Robinson Faria (Governo) e Fátima Bezerra (Senado)? Tem todas, basta o PT abrir espaço para o PCdoB e fechar coligação proporcional para a Assembleia Legislativa. É isso que sonha o deputado Fábio Dantas, o vereador George Câmara e nomes como Theodorico Bezerra que estão filiados ao PCdoB. Em entrevista a 96 FM, a deputada federal Fátima Bezerra disse que o PSD e o PT mantêm conversas com o PCdoB. Ela revelou que nesta quinta-feira (15), o presidente do PCdoB, Antenor Roberto recebeu dirigentes dos dois partidos. Questionada por Túlio Lemos se o PT não vai fazer coligação proporcional com o PSD ou outra sigla, Fátima disse que já era uma decisão do PT. O deputado Fernando Mineiro será candidato à reeleição e o partido vai lançar mais 20 nomes para completar o cociente eleitoral, que é de 70 mil votos para cada vaga eleita.