Dr. Leonardo pede mais médicos para Upanema e Mão Amiga para o Seridó

 

O deputado estadual Leonardo Nogueira enviou ao secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca, requerimento para que seja minimizada a falta de médicos no município de Upanema, especialmente na atenção básica.

“A população do Município de Upanema vem sofrendo com a falta de médicos e de medicamentos na Atenção Básica de Saúde, que prejudicam sobremodo a população carente do município”, queixou-se o parlamentar.

A falta d médicos, segundo o deputado, vem se transformando em sério problema das populações dos municípios brasileiros, assim como a falta de medicamentos, que comprometem a vida das pessoas, particularmente aqueles que sofrem de doenças crônicas, como é o caso da diabetes, pressão alta, cardiopatias graves, etc. “A falta desses dois componentes básicos da saúde pública transforma o cotidiano das pessoas numa verdadeira peregrinação as capitais”, lembrou o deputado e médico.

No Rio Grande do Norte não é diferente do resto do país. A falta de médicos que vem sendo suprida com o Programa Mais Médicos, ainda não atingiu um número satisfatório de cidades em nosso Estado, pois a demanda ainda é muito grande e cresce a cada dia com a diminuição de profissionais de diversas áreas da medicina, particularmente a pediatria, que se transformou numa raridade em vários municípios.

“Portanto, a intervir nessa situação para minimizar a dor e o sofrimento daqueles que necessitam, cotidianamente, do atendimento médico e dos medicamentos da farmácia básica, deve fazer parte de uma estratégia do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública, haja vista que os municípios não estão com as condições necessárias para atingir a população com um atendimento de saúde de qualidade, logo, aumentando o fluxo de pessoas nos hospitais da Capital e, neste caso específico, na cidade de Mossoró”, justificou Dr. Leonardo.

 

Economia

Em outro requerimento enviado esta semana, Dr. Leonardo solicitou ao diretor presidente da Agência de Fomento do RN, João Augusto da Cunha Melo, que o programa Mão Amiga seja levado para o município de Caicó, tendo como objetivo atender aos municípios da região Seridó.

“Como importante polo econômico do Estado, o Mão Amiga precisa ser expandido para o Seridó, para incentivar a formalização dos pequenos empreendedores locais, que necessitam de crédito fácil e rápido para ampliar o capital de giro ou adquirir equipamentos uteis ao funcionamento de seus negócios”,  defendeu o parlamentar.

Fonte: Assessoria