• O deputado federal Betinho Rosado (PP) figura na lista entregue pelo Tribunal de Contas do Estado ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. O nome do parlamentar está incluído no rol da Secretaria Estadual de Educação, da qual ele foi titular. Com isso, pelos critérios da lista, o deputado poderá ter problemas em conseguir o registro da candidatura, que pretende disputar a reeleição da Câmara dos Deputados, por ter sido condenado em um órgão colegiado.
  • Advogado e ex-deputado federal, Ney Lopes de Sousa chama a atenção para um problema jurídico, da qual o DEM do senador José Agripino poderá enfrentar, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) for analisar os registros. Quando era deputado, Ney Lopes foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Eis a observação que fez: “Seria possível o DEM-RN registrar coligação com partidos como o PMDB e PSB (Henrique e Wilma) somente na chapa proporcional, sem impedir, prejudicar ou “cassar” as candidaturas majoritárias do partido ao governo (Rosalba à reeleição) e ao senado (o editor era pretendente)? O acórdão lido em Natal pelo assessor da presidência do DEM, da lavra dos ministros do TSE Versiani e Laurita Vaz, permitia a coligação apenas na proporcional e autorizava o partido ter candidatos majoritários próprios ao governo e ao senado? Resposta incontestável, inquestionável, meridiana, solar, transparente: Não permite! Veda totalmente”, explicou Ney Lopes.
  • Será encerrado hoje o prazo de adesão à lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A adesão é feita no site do Sisu. A lista é apenas para a primeira opção feita na hora da inscrição. Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas instituições a partir do dia 14. Aqueles que não foram selecionados em nenhuma das chamadas poderão acessar o boletim pessoal no site do sistema e clicar no botão que confirma o interesse em participar da lista de espera. Também podem integrar a lista os candidatos que foram selecionados na segunda opção de curso, mesmo os que já fizeram a matrícula.
  • O mexicano Marco Rodríguez, de 40 anos, será o responsável por apitar o duelo entre Brasil e Alemanha, na próxima terça-feira, às 17h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela semifinal da Copa do Mundo. Neste Mundial, o árbitro comandou a polêmica vitória do Uruguai sobre a Itália por 1 a 0, na fase de grupos. O jogo ficou marcado pela mordida de Luis Suárez no ombro do zagueiro Chiellini. Ele apenas conversou com o atacante uruguaio após o lance e não o puniu com cartão. Naquela oportunidade, Rodríguez expulsou o meia Marchisio minutos antes por uma entrada dura em Arévalo Rios, o que gerou bastante reclamações por parte dos jogadores italianos. Além deste vermelho, o juiz distribuiu quatro cartões amarelos no confronto. Rodríguez, que está em sua terceira Copa do Mundo, terá como auxiliares os compatriotas Marvin Torrentera e Marcos Quintero, que também estiveram com ele na partida entre uruguaios e italianos.
  • O presidente da Câmara de Vereadores de Bento Fernandes (RN), Jacson Dantas, assumiu, na tarde de sábado, 05 de julho, a presidência do diretório municipal do partido SOLIDARIEDADE, sob a chancela do presidente estadual da legenda, deputado Kelps Lima, que compareceu ao município para abonar a criação do diretório. Além de Jacson, outros dois vereadores também entraram no partido, Francileide Nunes e Francisco Júnior Inácio, que todos conhecem por Chiquinho. O partido já nasceu grande em Bento Fernandes, além de ter 1/3 da Câmara Municipal, já conta com 80 filiados. A cerimônia ocorreu no Centro de Convivência dos Idosos. Participaram do evento o prefeito da cidade, Ivanaldo Fernandes, que exaltou o fato do SOLIDARIEDADE ter sido entregue a “três pessoas de bem”, e várias outras autoridades do Poder Público Municipal.
  • Após o bem-sucedido projeto de criação do PSD, que desfalcou siglas da oposição como DEM, PSDB e PPS, o ex-prefeito Gilberto Kassab agora concentra forças na criação do Partido Liberal, que pode ser uma brecha a opositores após as eleições presidenciais. Dirigentes do PSD arregaçam as mangas nos Estados para ajudar a nova legenda, que já contaria com 400 mil assinaturas, das 492 mil exigidas pela legislação. A ideia de Kassab é a mesma da recriação do PSD: garantir legenda, sem risco de perder mandato, a políticos loucos para aderir ao governo. Pela lei, deputados não perdem mandato filiando-se em partido recém criado. Kassab quer negociar governabilidade a quem vencer a eleição. Kassab sonha em assumir o lugar ocupado pelo PMDB nos governos Lula e Dilma. Ele aposta no desgaste das relações PT-PMDB. Em dívida com Dilma, que o ajudou a recriar o PSD, Kassab apoia o PT nacionalmente, mas negociou sua adesão do PSDB, em São Paulo.(Diário do Poder)