Cerca de 50 mil empresas do RN terão de adotar o Sped Fiscal.

Os empresários do Rio Grande do Norte, sobretudo os ligados ao setor de comércio, devem ficar atentos. Esta terça-feira (15) é o ultimo dia para enviar a escrituração digital fiscal dos seis primeiros meses de 2014.  Isso é o que determina o decreto 24.120, de dezembro do ano passado, da Secretaria Estadual de Tributação. De acordo com essa lei, o recolhimento de impostos passa a ser feito de forma eletrônica, através do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped Fiscal). Todas as empresas que são optantes do Simples Nacional (perfil C) e Varejistas (perfil B) estão obrigadas a relatar os arquivos fiscais por esse sistema.

Para preparar os empresários acerca dessa nova forma de prestar contas com o fisco, o Sebrae no Rio Grande do Norte vem promovendo uma série de palestras educativas para tirar dúvidas e informar os empresários sobre o sistema. A capacitação começou pelo interior, sendo oferecida em Mossoró – nos dias 9 e 10 – e também em Assú, no dia 10. Na próxima quinta-feira (17), é a vez de Natal. A palestra será realizada na sede do Sebrae, na capital potiguar, às 19h.

A capacitação será mesmo necessária, já que, segundo estimativas do Sistema Fecomércio-RN, a medida atinge cerca de 50 mil estabelecimentos comerciais do Rio Grande do Norte, que passam a ter de fornecer os dados, em regra, mensalmente.

A intenção do Sped Fiscal é tentar simplificar o pagamento de impostos ao informatizar esse sistema e buscar uma integração dos fiscos federais, estaduais e municipais. Estão inseridas nesse modelo eletrônico, três vertentes a Escrituração Fiscal Digital (EFD), a Escrituração Contábil Digital (ECD) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Na prática, para as empresas, esse sistema simplificaria e facilitaria a entrega da documentação necessária para os fiscos ao utilizar um meio digital, além de eliminar a necessidade de ter documentos em papeis. Por outro lado, facilitaria por parte do governo a fiscalização, além de reduzir a burocracia para a entrega desses documentos.

Fonte: Assessoria