Entendimentos com Governo avançam pela aprovação da PEC do reajuste no FPM

Reunião demorada nesta tarde de quarta-feira (16) entre os deputados João Maia (PR/RN), presidente da Comissão Especial, criada na Câmara dos Deputados para apreciar a votação da PEC 406/09, que concede aumento de 2% no repasse do FPM aos municípios brasileiros, o relator da proposta, deputado Danilo Fortes (PMDB/CE), o deputado petista Pedro Uczai (SC), que pediu vistas na votação, e dezenas de prefeitos de varias regiões do Brasil.
Na ocasião, João Maia colocou para os presentes a imperiosa necessidade dos municípios, e que o entendimento entre Câmara e Governo era o caminho mais rápido para atingir os objetivos da Casa da Democracia. Uma nova reunião foi realizada na sequência, desta vez na liderança do Governo com a participação dos três deputados e do líder do Governo Dilma, deputado Henrique Fontana.

O relator Danilo Fortes concordou em fazer mudanças no seu relatório, caso isso facilitasse a aprovação da PEC, e Pedro Uczai se comprometeu em defender a posição do relator junto ao Governo. “Marcamos uma nova reunião para o dia 06 de agosto, esperançoso de que esse entendimento frutifique e que posamos ter notícias concretas e animadoras para os municípios do brasil, e especialmente do Rio Grande do Norte”, concluiu João Maia.