Projeto de Rogério Marinho, Metrópole Digital levará internet a escolas públicas da Grande Natal até 2015

O Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está prestes a viabilizar a implantação da Rede Giga Metrópole, um sistema de alta velocidade que pretende integrar de forma online as 631 escolas públicas dos 10 municípios da Grande Natal.

A Rede Giga Metrópole será executada em três etapas. Segundo o diretor do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, a conclusão das duas primeiras fases desse projeto está prevista para junho de 2015, com a integração de 350 escolas, dos campi do IFRN, Escola Agrícola de Jundiaí e Instituto Internacional de Neurociências, em Macaíba.

O Metrópole Digital foi criado por Rogério Marinho e implantado com sucesso pela UFRN. Hoje, milhares de jovens estão sendo capacitados pelo projeto na produção de softwares. O objetivo é transformar o RN em um polo nacional de tecnologia da informação.

“Uma outra meta do Metrópole era justamente a inclusão digital, ou seja, fazer com que esse mundo virtual e tecnológico seja acessível a todos, dando oportunidade igual para nossos estudantes. Este passo será decisivo para o desenvolvimento do Estado, contribuindo também para a melhoria do nosso sistema de ensino e para a qualidade da educação”, disse Rogério.

Apenas por iniciativa de Rogério enquanto esteve no mandato de deputado federal, o Metrópole Digital conseguiu receber cerca de R$ 45 milhões, recursos oriundos das emendas parlamentares a que tinha direito na Câmara. Hoje, o projeto é um dos principais em atividade dentro da UFRN.

Nesta fase de implantação do Giga Metrópole, 400 quilômetros de fibra ótica estão em lançamento, que se somam aos 40 da Rede Giga Natal, já em funcionamento na capital, interligando instituições de ensino superior e de pesquisa da cidade.

De acordo com estudos realizados pelo IMD nas escolas públicas da Grande Natal, constatou-se que metade desse universo não tem conexão com a internet e a outra metade possui uma banda média de menos de meio mega.

Segundo Ivonildo, após a implantação da Rede Giga Metrópole, a conexão mais baixa será de 20 mega (Mbps), uma velocidade quarenta vezes superior à existente atualmente. Na segunda fase do projeto serão interligadas as escolas restantes, através de uma banda larga sem fio.

Fonte: Assessoria