O candidato ao Governo do Estado, Henrique Alves, participou na manhã desta quinta-feira (24) de uma entrevista na 96FM, onde falou sobre projetos para melhorar o Rio Grande do Norte. Saúde, educação, segurança pública e abastecimento de água foram os principais assuntos tratados por Henrique durante a entrevista.

A insegurança, considerada de maneira quase unânime o maior problema do RN hoje, foi um dos assuntos discutidos pelo candidato. “É preciso dar à segurança o orçamento necessário na sua quantidade e qualidade, qualificar a polícia, fortalecer o contingente policial. Quando Wilma era governadora, tínhamos 10 mil policiais e hoje existem apenas oito mil”, comparou. A integração entre as polícias civil e militar é outra meta importante para o candidato do PMDB.

Henrique defendeu também melhorias estruturais e o aumento da resolutividade dos hospitais regionais no interior do Estado. Hoje, de acordo com o candidato, os hospitais do interior não conseguem atender a população, que acaba procurando os hospitais da capital. “Esses hospitais regionais precisam estar capacitados para atender a média complexidade para que demandas de alta complexidade possam ficar concentradas no Walfredo Gurgel e em outro hospital a ser construído”, avaliou.

A melhoria da educação fundamental foi outro tema discutido na entrevista. Segundo Henrique Alves, perseguir a qualidade no ensino fundamental é uma de suas metas. “A prioridade é no ensino fundamental porque é lá que a criança forma a base da sua educação, entra em contato com a leitura. Depois, esse aluno frequenta o ensino médio e profissionalizante e precisa chegar com essa bagagem do ensino fundamental. Já o ensino médio precisa estar aliado ao ensino profissionalizante, porque é nesse momento que o jovem vai precisar buscar emprego”, disse.

Um sistema de metas na educação será implantado. “Para chegar nessa caminhada com professores qualificados, escolas empenhadas, é preciso estimular, com premiação e reconhecimento, e remunerar aquelas bem sucedidas. Quem tem melhores resultados, precisa de reconhecimento, não só a escola, mas os dirigentes e professores, com qualificação salarial”, apontou.

Fonte: Assessoria