Programa fomenta crescimento de padarias em até 20%

O setor de panificação movimenta mais de um R$ 1,1 bilhão por ano no Rio Grande do Norte, no entanto, o segmento tem potencial para elevar ainda mais essa cifra com a diversificação de serviços e produtos, redução do desperdício e ampliação no número de novos clientes. Atingir esse patamar é o que pretende o programa Qualipão, uma ação do Projeto de Encadeamento Produtivo da Panificação, desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com as grandes empresas do segmento, Sindicato das Indústrias de Panificação (Sindpan-RN), Associação da Panificação e Confeitaria (Aipan-RN) e padarias potiguares. A proposta da iniciativa é oferecer consultorias com foco no melhoramento do processo produtivo, aumento da competitividade e produtividade para ampliação do faturamento bruto das padarias participantes.

O programa vem sendo implementado no Rio Grande do Norte desde junho de 2012 e mais de 60 panificadoras de várias regiões do estado já foram beneficiadas com as ações. Agora, um novo grupo de empresas será contemplado com as consultorias – uma parte individualizada – que totalizam 60 horas, além de um diagnóstico da situação da panificadora para iniciar as intervenções. As consultorias tecnológicas integram as soluções do programa Sebraetec.

O termo de adesão será assinado nesta terça-feira (29), a partir das 9h, no salão de eventos do Sebrae, em Natal. Assinam o convênio as empresas Panificadora São Felipe, Brow Tortas, Cia do bolo, Gorete Salgados, Panificadora e Conveniência Wisla, Casa do Pão, Gleide Bolos, Supermercado Danperel, Panificadora São Geraldo, Padaria São Jorge, Padaria Doce Sonho, Kipão Seridó, Pão de Queijo Emanuel, Central Padaria e Conveniência e Padaria Gosto de Pão – todas instaladas na capital.

Além do Sebrae, que custeia 70% das ações, participam do programa o Grande Moinho Cearense e a Comercial do Trigo, como fornecedores parceiros, que entram com 10% do valor total da iniciativa. O restante é uma contrapartida de cada empresário. “Para capacitar as empresas, esses parceiros também vão disponibilizar instrutores e as padarias pedagógicas, que são uma espécie de laboratório onde serão ministradas as aulas práticas, para treinamentos nas áreas de panificação e confeitaria. A ideia é estimular o lançamento de novos produtos”, explica o gestor do Projeto de Encadeamento Produtivo da Panificação no Sebrae-RN, Horácio Barreto.

Fonte: Assessoria